Enquanto novo concurso Banco do Brasil segue em pauta, governo publica portaria que redefine o total efetivo de servidores na empresa
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 11/11/2020, às 08h06 - Atualizado às 14h41
Enquanto um novo concurso Banco do Brasil (BB) segue em pauta, foi publicada nesta quarta-feira, 11 de novembro, no diário oficial da União, a portaria 23.352 da Secretaria Especial de Desestatização, Desenvolvimento e Mercados, bem como Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, que redefine o quantitativo de servidores da instituição. De acordo com o documento, o quantitativo de pessoal próprio do conglomerado Banco do Brasil passa a ser de 100.343 servidores. O quantitativo autorizado, na verdade, é inferior ao número até então aprovado, que era de 102.681, de acordo com a portaria 8.775, de 30 de março de 2020.
O novo quantitativo considera:
O quantitativo considera, ainda, as subsidiárias BB Gestão de Recursos - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. - BB DTVM; BB Seguridade Participações S.A. - BB Seguridade; BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens S.A - BB Corretora; BB Seguros Participações S.A - BB Seguros; BB Administradora de Cartões de Crédito S.A. - BB Cartões; BB Administradora de Consórcios S.A. - BB Consórcios; BB Elo Cartões Participações S.A - BB Elo Cartões; BB Banco de Investimento S.A. - BB BI; BB Leasing S.A - Arrendamento Mercantil - BB Leasing S.A, e; BESC Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S. A. - Bescval.
O novo concurso Banco do Brasil segue em planejamento. Embora a instituição não tenha antecipado cargos, vagas ou previsão de edital, confirma que o processo segue em fase de análise interna. A tendência, de acordo com as informações divulgadas em agosto, é de que sejam oferecidas pelo menos 120 vagas para profissionais da área de tecnologia da informação, com formação específica de nível superior e remuneração inicial de R$ 3.800, já considerando os benefícios.
De acordo com as informações divulgadas em agosto pelo Estadão, a seleção deverá ser feita pelos moldes de um programa de trainee, com acompanhamento por parte de monitores. Os interessados poderão optar pelo local de trabalho, uma vez que a instituição estuda a possibilidade de manter um esquema de home office após a pandemia de Covid -19.
Com relação ao cargo de escriturário, ainda não está confirmado se haverá oportunidades para a carreira no próximo concurso Banco do Brasil.
No caso de escriturário, caso o cargo seja efetivamente confirmado, para concorrer é necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 4.036,50, já considerando auxílio-alimentação, com jornada de 30 horas semanais.
O BB concede ainda outros benefícios, entre eles: participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; previdência privada; e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
O último concurso Banco do Brasil ocorreu em 2018, para o preenchimento de 60 vagas (sendo 30 imediatas) de escriturários em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Ainda assim, a carência de servidores é grande, inclusive nos Estados contemplados na última seleção, como São Paulo.
Há pelo menos dois anos é aguardada a realização de novo concurso não só para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, como também para os Estados de Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.
Comercialização de produtos e serviços do Banco do Brasil, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do Banco do Brasil.
Língua portuguesa: Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.
Língua inglesa: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.
Matemática: Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.
Atualidades do mercado financeiro: Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.
Probabilidade e estatística: Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).
Conhecimentos bancários: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM –Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.
Informática: Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidade-relacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, além do gabarito para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma que o novo processo de seleção, após contratação da mesma, direcionando a preparação para o estilo da banca. O cargo com sempre mais requisitado no Banco do Brasil é de escriturário, que exerce diversas funções internas.