Concurso Biblioteca Nacional aguarda autorização para preencher oportunidades para cargos de níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 08/10/2024, às 08h14
A realização do novo concurso Biblioteca Nacional pode ser autorizada ainda em 2024 pelo Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. De acordo com as últimas informações, o processo tramita com celeridade internamente e a expectativa é de que alguma novidade seja divulgada no decorrer das próximas semanas. No entanto, ainda não há uma definição de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.
Embora a Biblioteca Nacional tenha anunciado, em 2023, o envio de um pedido para o preenchimento de 76 oportunidades, de acordo com as últimas informações, o aval será menor, com um total de 14 postos. Os cargos ainda devem ser confirmados.
O pedido de 76 vagas foi para cargos de níveis médio e superior, da seguinte forma:
Somente após a eventual autorização do governo federal poderão ser iniciados os preparativos para a seleção, incluindo a indicação dos nomes da comissão organizadora e a escolha da banca responsável pela aplicação das provas.
O último concurso Biblioteca Nacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 40 vagas, sendo 20 para o cargo de técnico em documentação, com exigência de ensino médio, e 20 para bibliotecário, de nível superior. A banca organizadora foi o Instituto Idecan.
No caso de técnico em documentação, as vagas foram distribuídas por duas áreas de atuação:
Antes disso, uma outra seleção havia sido realizada em 2012, para 44 vagas, distribuídas por seis cargos, todos com exigência de ensino médio. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As oportunidades, na ocasião, foram para as seguintes carreiras:
A prova objetiva contou com um total de 60 questões, sobre as seguintes disciplinas:
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores