O processo seletivo que visa formar cadastro reserva recebeu mais de 136 mil inscrições
Carolina Pera Publicado em 04/03/2013, às 11h41
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou os gabaritos do concurso que recebeu mais 136 mil inscrições para cargos de níveis médio e superior.
Os postos são todos para cadastro reserva no Rio de Janeiro, entretanto, de acordo com as necessidades da instituição os servidores poderão ser alocados em unidade localizada em qualquer outra cidade onde o BNDES atue ou venha a atuar, inclusive no exterior.
Confira os gabaritos no anexo ao lado.
Estatísticas – No total foram 136.150 inscritos, sendo que o cargo com maior número de inscritos foi o de técnico administrativo, com 72.385 candidatos.
Para nível superior as funções da área de direito (13.105) e administração (10.567) são as que receberam maior número de concorrentes.
Cargos – O técnico administrativo auxilia nos trabalhos relacionados a estudos e execução de projetos, rotinas administrativas, bem como especializadas que exigem conhecimento técnico e/ou administrativo. Exige nível médio. O salário inicial é de R$ 2.925, 39 e a carga horária é de 35 horas semanais.
Para a função de profissional básico, a instituição exige formação no ensino superior nos cursos de administração, análise de sistemas – desenvolvimento, análise de sistemas – suporte, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, contabilidade, direito, economia, engenharia e psicologia.
A remuneração inicial do profissional básico é de R$ 9.182,01 e a jornada de trabalho é de 35 horas semanais.
O concurso terá 5% das vagas destinadas a pessoas com deficiência.
Processo seletivo – A seleção para a colocação de técnico administrativo teve provas objetivas (1ª fase) e prova de redação (2ª fase) – com duração de cinco horas e realizadas em um turno –, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos das oportunidades de profissional básico realizaram provas objetivas (1ª fase) – com duração de quatro horas e realizada em dois turnos – e discursiva (2ª fase) – com duração de quatro horas no turno da tarde –, sendo as duas de caráter eliminatório e classificatório.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.