Concurso Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está previsto para ocorrer ainda em 2023
Fernando Cezar Alves Publicado em 10/05/2023, às 11h55 - Atualizado às 14h14
Um novo concurso Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está previsto para ocorrer ainda em 2023, para o preenchimento de 90 vagas para o cargo de analista em ciências e tecnologia. O pedido já foi encaminhado para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a expectativa é de que a nomeação dos aprovados ocorra até 2024. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Desta forma, a realização do concurso Capes agora depende de um parecer por parte da ministra da Gestão Esther Dweck. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior. A remuneração inicial ainda deve ser confirmada.
Vale ressaltar que ainda não há uma data prevista para a efetiva publicação do edital, uma vez que a seleção ainda aguarda parecer por parte da ministra da gestão. Somente após uma eventual autorização poderá ser formada a comissão e iniciado o processo de elaboração do edital, bem como da escolha da banca responsável pela aplicação das provas. Apenas quando assinado o contrato com a empresa é definida a data de início da seleção.
O último concurso Capes ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 140 vagas, para cargos de ensino médio e nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
No caso de ensino médio foram oferecidas 70 vagas para o cargo de assistente em ciência e tecnologia, também com exigência de um ano de experiência em tarefas inerentes à classe.
As outras 70 ofertas foram para a carreira de analista em ciência e tecnologia junior, distribuídas pelas seguintes áreas:
As três primeiras exigiram formação na área específica, a última, diploma em qualquer área de formação.
A prova objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma: