Orgão: | Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Nº vagas: | 144 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 80,00 |
Cargos: | Analista |
Áreas de Atuação: | Administrativa |
Escolaridade: | Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 5211,48 Até R$ 11186,69 |
Organizadora: | Cebraspe |
Estados com Vagas: | DF |
Abertura das inscrições | 22/12/2023 |
Encerramento das inscrições | 12/01/2024 |
Prova | 17/03/2024 |
Redação
Publicado em 10/05/2023, às 11h53 - Atualizado em 18/03/2024, às 18h00
O concurso da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) oferece 50 vagas imediatas para funções de analista em ciência e tecnologia. Vinculado ao Ministério da Educação, o órgão também formará cadastro reserva para outros 94 postos, totalizando 144 oportunidades. Em início de carreira, os salários partem de R$ R$ 5.211,48 e podem chegar a R$ 11.186,69, a depender da titulação acadêmica e do resultado da avaliação de desempenho de cada profissional. Os contratados serão lotados em Brasília (DF), com jornada de 40 horas de trabalho.
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Parte das vagas (32 imediatas + 32 para cadastro reserva) pode ser disputada por profissionais com curso superior em qualquer área. As demais oportunidades são destinadas a graduados em:
Analista em ciência e tecnologia — organizar, dirigir e executar atividades referentes à formulação e execução de políticas institucionais de gestão da educação, gestão de programas, gestão da avaliação de cursos e programas; planejamento financeiro, elaboração e execução orçamentária, controle da situação financeira e patrimonial; controle contábil-financeiro, liberação de recursos, análise e aprovação de prestações de contas; gestão de pessoas, de materiais, de recursos informatizados, do processo produtivo; organização e realização de licitações; gestão e fiscalização de contratos administrativos; realização de pesquisas de mercado, apoio no desenvolvimento mercadológico de novos programas, divulgação e promoção dos programas e atividades da Capes, comunicação interna e externa; e executar as demais atividades definidas em normas da Capes.
Analista em ciência e tecnologia/biblioteconomia — organizar, dirigir e executar trabalhos técnicos relativos a atividades biblioteconômicas, desenvolvendo um sistema de catalogação, classificação, referência e conservação de acervo bibliográfico, para armazenar e recuperar informações de caráter geral ou específico e colocá-las à disposição dos usuários em biblioteca e centro de documentação; executar atividades de administração em geral; e executar as demais atividades definidas em normas da Capes.
Analista em ciência e tecnologia/contabilidade — organizar, dirigir e executar atividades referentes à contabilidade em geral, planejando, supervisionando e orientando a execução dos trabalhos, com vistas à apuração dos elementos necessários à elaboração orçamentária e ao controle da situação financeira e patrimonial; realizar atividades inerentes ao registro, à organização, à análise, ao acompanhamento e à demonstração dos atos e fatos contábeis; acompanhar a legislação relativa à contabilidade pública e demais assuntos a ela relacionados; conhecer a Contabilidade Pública, o Plano de Contas da União e o SIAFI; realizar inspeções contábeis; analisar prestação de contas e executar atividades de administração em geral e executar as demais atividades definidas em normas da Capes.
Analista em ciência e tecnologia/estatística — planejar e realizar levantamentos estatísticos; aplicar técnicas estatísticas para avaliar, organizar, analisar e interpretar dados; prestar suporte técnico de assessoramento à execução do fomento, à avaliação de programas da CAPES e de cursos, apoiar a elaboração de prospecções e cenários do sistema educacional, científico e tecnológico, bem como executar atividades de administração em geral e executar as demais atividades definidas em normas da Capes.
Analista em ciência e tecnologia/informática — realizar atividades de planejamento, supervisão, coordenação e controle dos recursos de tecnologia da informação da Capes; executar análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas específicas; especificar e apoiar a formulação e acompanhamento das políticas de planejamento relativas aos recursos de tecnologia da informação; especificar, supervisionar e acompanhar as atividades de desenvolvimento, manutenção, integração e monitoramento do desempenho dos aplicativos de tecnologia da informação; gerenciar a disseminação, integração e controle de qualidade dos dados; organizar, manter e auditar o armazenamento, administração e acesso às bases de dados da Capes; e desenvolver, implementar, executar e supervisionar atividades relacionadas aos processos de configuração, segurança, conectividade, serviços compartilhados e adequações da infraestrutura de informática da Capes.
Confira abaixo alguns dos temas indicados no conteúdo programático:
LEIA TAMBÉM
Língua portuguesa — 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Língua inglesa — 1 Compreensão de textos variados: domínio do vocabulário e da estrutura da língua, ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas, relações intratextuais e intertextuais. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão de conteúdos semânticos. 3 Conhecimento e uso das formas contemporâneas da linguagem inglesa.
Educação, ciência, tecnologia e inovação — 1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em educação, ciência, tecnologia e inovação. 2 Questões da atualidade sobre educação, ciência, tecnologia e inovação. 3 Políticas de desenvolvimento e incentivos em educação, ciência, tecnologia e inovação vigentes no país. 4 Dimensões política, social, econômica, epistemológica das atividades de educação, ciência, tecnologia e inovação. 5 Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à educação, à ciência, à tecnologia e à inovação. 5.1 Tipos de agências de fomento e suas diferenciações. 5.2 Mecanismos operacionais das agências de fomento à pesquisa e à pós-graduação. 6 Base Nacional Comum Curricular. 7 Plano Nacional de Pós-Graduação. 8 Lei de diretrizes e bases da educação (Lei nº 9.394/1996) e bases constitucionais. 9 Sistema de educação, ciência, tecnologia e inovação: organização e funcionamento (esfera federal e estadual). 10 Sistema educacional: organização e funcionamento da educação básica e superior (Decreto nº 9.235/2017) e pós-graduação (Parecer Sucupira). 11 Diretrizes curriculares para a educação. 12 Educação a distância. 13 Aperfeiçoamento e capacitação de professores da educação básica. 14 Avaliação da Pós-Graduação e o papel dos pares na avaliação em projetos de educação, ciência, tecnologia e inovação. 15 Decreto nº 11.238/2022. 16 Lei nº 8.405/1992 e alterações. 17 Lei nº 8.691/1993 e alterações. 18 Resolução CNE/CES nº 1, de 25 de julho de 2022. 19. Cooperação internacional no âmbito da educação e ciência.
Políticas públicas — 1 Conceito de política pública. 1.1 Relação entre política e política pública. 2 Análise de políticas públicas. 3 Papel da burocracia no processo de formulação e implementação de políticas públicas. 4 Tipos de políticas públicas: distributivas, regulatórias e redistributivas. 5 Fases das políticas públicas. 5.1 Formação da agenda governamental. 5.2 Formulação. 5.3 Implementação. 5.4 Monitoramento. 5.5 Avaliação. 6 Processos decisórios e problemas de implementação. 7 Controle social: transparência e participação social.
Ética no serviço público — 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público - Decreto nº 1.171/1994. 5.2 Lei nº 8.112/1990 e alterações: regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades). 6 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 6.1 Disposições gerais. 6.2 Atos de improbidade administrativa. 7 Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção).
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Capes nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2023, disponível abaixo.
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