Primeiro concurso CGE SP (Controladoria-Geral do Estado de São Paulo) pode ser realizado até o início do próximo ano
Fernando Cezar Alves Publicado em 25/10/2023, às 13h34
Cresce a expectativa pela realização do primeiro concurso CGE SP (Controladoria Geral do Estado de São Paulo). A seleção está prevista para ocorrer em 2024, mas ainda depende do envio, para a Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), do projeto de lei para a criação das vagas. De acordo com as últimas informações, a proposta deve ser encaminhada no decorrer dos próximos dias, criando um quadro de 300 vagas para o cargo de auditor estadual de controle.
Porém, isso não significa que todas as oportunidades serão oferecidas no concurso. Acontece que, em julho, foi anunciada uma previsão de 180 postos para o primeiro edital.
Para concorrer ao cargo de auditor da CGE SP será necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação, com remuneração inicial de R$ 20.169,10. O cargo deve contar com diversas áreas de atuação, que devem ser definidas por meio do projeto de lei.
Em 15 de março, o controlador-geral do órgão, Wagner Rosário, disse que a CGE SP deve ser organizada nos moldes da Controladoria-Geral da União (CGU). Vale lembrar que ele foi ministro-chefe da CGU entre 2017 e 2022, durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Atualmente, a Controladoria conta com servidores cedidos de outros órgãos para desempenhar suas funções.
A Controladoria-Geral do Estado de São Paulo foi criada pela Lei Complementar nº 1361, de 21 de outubro de 2021. Tem por finalidade a adoção de providências necessárias à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria, à promoção da ética no serviço público e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Estado.
Entre as atribuições da Controladoria Geral do Estado estão: