Primeiro concurso CGE SP (Controladoria-Geral do Estado de São Paulo) pode ser realizado até o início do próximo ano
Fernando Cezar Alves Publicado em 10/11/2023, às 08h49
Mais um passo importante para a realização do primeiro concurso CGE SP (Controladoria Geral do Estado de São Paulo). Na última quinta-feira, 9 de novembro, durante o II Seminário Estadual de Controle Interno, o controlador-geral do órgão, Wagner Rosário, disse que o projeto de lei para a criação das vagas já está assinado e deve ter entrada nos próximos dias na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). No final de outubro foi informado que a carreira deve contar com um total de 300 vagas. No entanto, agora, segundo Rosário, a primeira seleção deve oferecer 200 postos.
O quantitativo corresponde a uma informação divulgada em julho, de que a primeira seleção para o cargo de auditor deveria contar com um total de aproximadamente 180 postos.
Para concorrer ao cargo de auditor da CGE SP será necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação, com remuneração inicial de R$ 20.169,10. O cargo deve contar com diversas áreas de atuação, que devem ser definidas por meio do projeto de lei.
Em 15 de março, Rosário disse que a CGE SP deve ser organizada nos moldes da Controladoria-Geral da União (CGU). Vale lembrar que ele foi ministro-chefe da CGU entre 2017 e 2022, durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Atualmente, a Controladoria conta com servidores cedidos de outros órgãos para desempenhar suas funções.
A Controladoria-Geral do Estado de São Paulo foi criada pela Lei Complementar nº 1361, de 21 de outubro de 2021. Tem por finalidade a adoção de providências necessárias à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria, à promoção da ética no serviço público e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Estado.
Entre as atribuições da Controladoria Geral do Estado estão: