O concurso CGU (Controladoria Geral da União) contará com 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor e 75 para técnico de finanças e controle
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 06/09/2021, às 15h45
A publicação do edital de abertura de inscrições do novo concurso CGU (Controladoria Geral da União) está prevista para ocorrer já em novembro. A confirmação foi feita pelo próprio ministro Wagner Rosário, por meio de resposta a candidatos em suas redes sociais. Com isto, segundo ele, já tendo aval do Ministério da Economia para aplicação das provas dois meses após a publicação do edital, os exames estão previstos para ocorrer em fevereiro. "Dois meses antes de fevereiro", disse ele, quando questionado sobre previsão do edital. "Estamos trabalhando para novembro. Espero que dê certo. Um conselho importante: prova em fevereiro", disse.
Ao todo serão oferecidas 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle. Para concorrer a técnico será necessário possuir apenas ensino médio, com inicial de R$ 7.283,31. Para as vagas de auditor será exigido nível superior, com iniciais de R$ 19.197,06. O certame já está autorizado desde 27 de julho pelo Ministério da Economia e a previsão é de que, uma vez publicado o edital até dezembro, a nomeação dos aprovados possa ter início em maio.
É importante ressaltar que, em 27 de agosto, foi publicada a portaria 10.352, assinada pelo secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital, Caio Mário Paes de Andrade, que autoriza a redução do prazo de aplicação das provas do certame para dois meses após a publicação do edital, no sentido de agilizar o certame. O prazo, definido por lei, é de quatro meses, com possibilidade de redução, mediante aval do Ministrério da Economia.
Um ponto ainda em estudos é se a seleção contará com provas em todas as capitais. Inicialmente, o ministro havia afirmado que a aplicação ocorreria somente nos estados com oferta de vagas. Porém, mais recentemente disse que avalia a possibilidade de alterar isso, para que ocorra a aplicação em todas as capitais.
O ministro já antecipou, ainda, que as disciplinas ainda estão sendo definidas, mas não deverão contar com muitas mudanças em relação ao concurso anterior.
Também confirmou que haverá vagas voltadas para a área de conhecimentos específicos em direito, mas sem necessidade de graduação na área e que o certame contará com oportunidades para todos os estados da região norte do país.
Além disso, segundo ele, para a carreira de técnico, a seleção contará com prova única, sem áreas de conhecimentos diferenciadas.
O último concurso CGU ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 250 vagas para o cargo de analista de finanças e controle.
A seleção foi destinada para as seguintes áreas de atuação: administrativa (18 vagas), correição (12), comunicação social (4), auditoria e fiscalização - infraestrutura (22), auditoria e fiscalização - geral (118), TI - sistemas (32), TI - infraestrutura (14) e prevenção e ouvidoria (30).
A lotação foi no Distrito Federal e estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
A seleção contou com provas objetivas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos especializados
A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (20), administração pública (5), língua inglesa ou espanhola (5) e raciocínio lógico, quantitativo e analítico (5).
Em conhecimentos específicos, direito constitucional (10), direito administrativo (10) e AFO (10)
Já em conhecimentos especializados, o total variou de acordo com o cargo.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores