Concurso Correios deve ser realizado com a publicação de mais de um edital; o primeiro deve ser organizado pelo Instituto Iades
Fernando Cezar Alves Publicado em 05/04/2024, às 11h13
O aguardado concurso Correios já começa a ter suas definições anunciadas. De acordo com documento divulgado nesta sexta-feira, 5 de abril, pelo portal de compras do Governo Federal, a empresa já conta com contrato assinado com a banca organizadora responsável pela aplicação das provas para os cargos da área de segurança do trabalho. A escolhida, no caso, é o Instituto Iades. Desta forma, fica ressaltada uma informação inicialmente divulgada de que a seleção deve contar com a publicação de mais de um edital. No caso da área de segurança, uma vez que o contrato já está assinado, o edital já pode sair nos próximos dias.
A empresa ainda não divulgou a oferta de vagas para esta primeira seleção. No entanto, o documento antecipa que o certame contará com oportunidades para os seguintes cargos:
Outro ponto já confirmado é que, além das vagas imediatas, o certame também será para formar cadastro reserva de pessoal.
As lotações das vagas para a área de segurança deverão ser divulgadas em breve, com a publicação do edital.
No caso dos cargos anunciados, para concorrer a técnico é necessário possuir ensino médio, enquanto para médico, enfermeiro e engenheiro é exigida formação de nível superior.
No caso de técnico, além da escolaridade é necessário possuir curso específico, com remuneração inicial de R$ 3.543,67.
Para enfermeiro, engenheiro e médico é necessário possuir, ainda, especialização em trabalho ou segurança do trabalho, em nível de pós-graduação, além de registro no conselho, com iniciais de R$ 6.557,11 para enfermeiro e R$ 6.856,25 para engenheiro e médico.
Além disso, os aprovados contarão com os seguintes benefícios:
O último concurso Correios ocorreu em 2017. Antes disso, outra seleção havia sido realizada em 2011.
Em 2017, os cargos foram os seguintes:
A organizadora, na ocasião, também foi o IADES.
Em 2011 foi realizado concurso para Agente de Correios, incluindo:
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.