Concurso Correios: banca organizadora deve ser contratada em agosto

A realização do novo concurso público Correios já está confirmada e a expectativa é de nomeação dos aprovados ainda em 2024

Fernando Cezar Alves   Publicado em 04/04/2024, às 08h21

Concurso Correios: centro de distribuição dos correios: Divulgação

Seguem, acelerados, os preparativos para a realização do novo concurso Correios. De acordo com as últimas informações, anunciadas no último dia 2 de abril, pelo presidente da empresa, Fabiano Silva, a banca organizadora do certame deve ser contratada em agosto, para que possa ser mantido o cronograma de divulgação do edital em setembro.  

Desta forma, o processo para a escolha da empresa já está em andamento e deve ser concluído, no mais tardar, até julho. A intenção da empresa é dar início às contratações dos aprovados já em dezembro deste ano.

Embora a oferta de vagas ainda não esteja definida, alguns cargos já foram antecipados:

Além disso, outras carreiras ainda poderão ser anunciadas.

No caso dos cargos anunciados, para concorrer a auxiliar e técnico é necessário possuir ensino médio, enquanto para médico, enfermeiro e engenheiro é exigida formação de nível superior.

Nota técnica interna divulgada em dezembro pelos Correios indica que já estão sendo feitos estudos internos sobre a necessidade de pessoal. Análise preliminar prevê a necessidade de nada menos do que 6.919 servidores, além de 13.838 cadastros reserva de pessoal, o que corresponde a um total de 20.757 postos.

Cargos e requisitos normalmente oferecidos no concurso Correios

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Correios ocorreu em 2017. Antes disso, outra seleção havia sido realizada em 2011.

Em 2017, os cargos foram os seguintes:

A organizadora, na ocasião, foi o IADES.

Em 2011 foi realizado concurso para Agente de Correios, incluindo:

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

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