Concurso Correios: banca para 3.200 vagas deve ser definida nos próximos dias

Próximo concurso Correios contará com 3.200 oportunidades para carteiros e outros cargos, com opções de níveis médio e superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 06/08/2024, às 12h12

Concurso Correios: centro de distribuição dos correios: Divulgação

A banca organizadora do próximo concurso Correios deve ser definida no decorrer dos próximos dias, uma vez que a intenção da empresa é assinar o contrato com a escolhida ainda em agosto, com publicação do edital de abertura de inscrições no decorrer de setembro. O processo já havia sido iniciado, mas foi suspenso em junho.     

Ao todo, a empresa deve oferecer aproximadamente 3.200 vagas, destinadas para cargos de níveis médio e superior, com iniciais de até R$ 6.557,11.

No caso de ensino médio, as oportunidades devem ser para o cargo de agente de correios, com inicial de R$ 2.256,18, nas seguintes áreas:

Para nível superior, as oportunidades serão para o cargo de analista de correios, com remuneração inicial de R$ 6.557,11

As áreas previstas para o cargo são as seguintes:

No processo licitatório suspenso em julho, ao todo, 11 empresas apresentaram propostas, das quais o Instituto Idecan apresentou a melhor proposta.

De acordo com o cronograma preliminar da seleção, a expectativa é de que a  aplicação das provas ocorra até novembro, com resultados finais e início da convocação dos aprovados a partir  de meados de dezembro.

Concurso Correios: saiba como foi a última seleção

O último concurso Correios ocorreu em 2017. Antes disso, outra seleção havia sido realizada em 2011.

Em 2017, os cargos foram os seguintes:

A organizadora, na ocasião, foi o IADES.

Em 2011 foi realizado concurso para Agente de Correios, incluindo:

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Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

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