Orgão: | Correios |
Nº vagas: | 3511 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 39,80
Até R$ 42,00 |
Cargos: | Engenheiro,
Arquiteto,
Carteiro |
Áreas de Atuação: | Administrativa,
Operacional |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 2429,26 Até R$ 10302,00 |
Organizadora: | IBFC |
Estados com Vagas: | AC , AL , AP , AM , BA , CE , DF , ES , GO , MA , MT , MS , MG , PA , PB , PR , PE , PI , RJ , RN , RS , RO , RR , SC , SP , SE , TO |
Abertura das inscrições | 10/10/2024 |
Encerramento das inscrições | 28/10/2024 |
Prova | 15/12/2024 |
Redação
Publicado em 23/07/2024, às 13h14 - Atualizado em 04/11/2024, às 07h37
O concurso dos Correios oferece 3.511 vagas espalhadas por todo o Brasil. Estão em disputa cargos de níveis médio e superior de ensino, com salários entre R$ 2.429,26 e R$ 10.302, além de diversos benefícios.
A estatal publicou dois editais: um para nível médio (agente de Correios), com 3.099 vagas de carteiro, e outro para nível superior (analista de Correios), que oferece 412 postos para as seguintes especialidades:
O estado de Minas Gerais concentra a maioria das ofertas, com 666 postos. Em segundo lugar aparece São Paulo (374 vagas), seguido pelo Paraná (287), que ocupa a terceira posição entre todas as unidades da Federação. Os números representam a soma das oportunidades presentes nos dois editais divulgados pela estatal (o ranking completo é apresentado a seguir).
Carteiro — 1. Executar as atribuições relativas à coleta, recebimento, triagem, conferência, recondicionamento, distribuição, anotações, baixa e devolução de objetos postais, mensagens telegráficas, contratos especiais e outros produtos e serviços previstos no portfólio da Empresa, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas, inclusive as de segurança, para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa. 2. Operacionalizar o processo produtivo telemático, relativo à distribuição, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa. 3. Relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão. 4. Participar em caráter eventual e opcional de campanhas promocionais e sociais da Empresa, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da Empresa. 5. Executar as atribuições relativas ao atendimento e vendas nas Unidades de pequeno porte, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa. 6. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade para atender o plano estratégico da Empresa.
Arquivista — 1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de sua área de atuação, de acordo com as normas e procedimentos em vigor; 2. Assessorar gestores em assuntos técnicos referentes à sua área de atuação; 3. Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação; 4. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções e impacto no negócio; 5. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor; 6. Orientar estagiários em sua área de atuação; 7. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos; 8. Avaliar o impacto e atuar na melhoria dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras; 9. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos; 10. Traduzir e revisar textos literários, técnicos ou científicos, consultando dicionário e outras fontes de informação, possibilitando leitura e entendimento pelos usuários. 11. Participar de seminários, reuniões e outros eventos em que o conhecimento de idiomas estrangeiros se faça necessário, atuando na condição de intérprete.
Assistente social — 1. Planejar, desenvolver, coordenar e avaliar ações socioeducativas, no âmbito da empresa, em questões que impactam no clima organizacional, na responsabilidade social, na qualidade de vida e bem-estar dos empregados, e nos processos de trabalho de acordo com as normas e procedimentos em vigor; 2. Implementar projetos e ações de caráter preventivo e educativo, que priorizem o desenvolvimento social, as relações interpessoais, o empreendedorismo, a empregabilidade, a valorização e o reconhecimento dos empregados; 3. Elaborar, acompanhar e avaliar projetos de natureza social com vistas a subsidiar a empresa na implementação de suas políticas sociais; 4. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas de natureza social que visem contribuir para a satisfação dos empregados e para a melhoria contínua dos processos de trabalho; 5. Mapear e monitorar as demandas sociais internas subsidiando a elaboração de proposições, bem como a análise da cultura, clima organizacional e formulação do planejamento estratégico da Empresa; 6. Elaborar e disseminar, interna e externamente, as produções técnicas de natureza social que contribuam para a melhoria das práticas e divulgação das iniciativas da empresa; 7. Instrumentalizar gestores para o gerenciamento cotidiano de situações sociais assessorando os no desenvolvimento de competências necessárias a um ambiente organizacional favorável à motivação e ao comprometimento das pessoas com a excelência do trabalho; 8. Realizar atendimentos de natureza social e orientar os empregados e seus familiares, com vistas à análise e avaliação do tipo de assistência requerida e recursos disponíveis, instruindo-os sobre as suas formas de acesso; ao desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando os valores morais, éticos e a diversidade; e a manutenção do sigilo profissional; 9. Participar de equipes multiprofissionais para o trato das questões de natureza social, nos aspectos financeiro, familiar, da dependência química, do absenteísmo, do Clima Organizacional, da Reabilitação Profissional, do relacionamento interpessoal e outros; 10. Analisar e elaborar pareceres, relatórios técnicos e estudos socioeconômicos, de acordo com as demandas dos empregados e seus dependentes ou das áreas clientes da Empresa; 11. Elaborar e manter atualizado o cadastro de recursos da comunidade, públicos e privados, bem como divulgar as políticas públicas para viabilizar o acesso dos empregados aos programas oferecidos; 12. Orientar tecnicamente estagiários em Serviço Social; 13. Elaborar e manter atualizada as normas, diretrizes e procedimentos de sua área de atuação; 14. Atuar nos diversos segmentos corporativos em que sejam requeridas competências inerentes à formação técnica do profissional de Serviço Social.
Confira abaixo os temas indicados no conteúdo programático para carteiro:
LEIA TAMBÉM
Língua portuguesa — 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos pronomes de tratamento.
Matemática — 1. Números inteiros: operações e propriedades; múltiplos e divisores: problemas. 2. Números racionais: operações e propriedades; problemas envolvendo as quatro operações na forma fracionária e decimal. 3. Números e grandezas proporcionais; razões e proporções; divisão proporcional; regra de três simples e composta. 4. Porcentagem. 5. Juros e desconto simples (juro, capital, tempo, taxa e montante). 6. Funções do 1º e 2º graus: problemas. 7. Sistema de medidas: decimais e não decimais. 8. Sistema monetário brasileiro: problemas.
Informática — 1. Internet e Aplicativos. 2. Ferramentas de busca. 3. Navegadores (Browser). 4. Sistema Operacional e Software. 5. Correios Eletrônicos. 6. Programa Antivírus e Firewall. 7. Editores de Apresentação. 8. Editores de Planilhas. 9. Editores de Texto. 10. Extensão de Arquivo. 11. Teclas de Atalho. 12. Pacote Microsoft Office.
Conhecimentos gerais — 1. Noções básicas de cartografia. 1.1. Orientação: pontos cardeais. 1.2. Localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude. 1.3. Representação: leitura, escala, legendas e convenções. 2. Aspectos físicos do Brasil e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas). 3. Organização do espaço agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; organização do espaço urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas. 4. Dinâmica da população brasileira: fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional. 5. Formação territorial e divisão político-administrativa (organização federativa).
Código de conduta ética e integridade — 1. Código de Conduta Ética e Integridade dos Correios (disponível para consulta neste link).
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso dos Correios nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais nº 270/2024 e nº 271/2024, disponíveis abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | Publicado em 04/11/2024, às 07h19 - Atualizado às 07h33
Samuel Peressin | Publicado em 28/10/2024, às 07h23 - Atualizado às 07h32
Samuel Peressin | Publicado em 25/10/2024, às 13h41 - Atualizado às 13h46
Patricia Lavezzo | Publicado em 24/10/2024, às 15h20
Samuel Peressin | Publicado em 23/10/2024, às 13h39 - Atualizado às 13h46
Samuel Peressin | Publicado em 22/10/2024, às 13h44 - Atualizado às 13h49
Samuel Peressin | Publicado em 22/10/2024, às 07h46 - Atualizado às 07h53
Samuel Peressin | Publicado em 17/10/2024, às 13h48 - Atualizado às 13h56
Samuel Peressin | Publicado em 16/10/2024, às 07h43 - Atualizado às 08h16
Samuel Peressin | Publicado em 15/10/2024, às 13h46 - Atualizado às 13h53
Samuel Peressin | Publicado em 11/10/2024, às 13h41 - Atualizado às 13h47
Samuel Peressin | Publicado em 11/10/2024, às 11h32 - Atualizado às 11h39
Samuel Peressin | Publicado em 10/10/2024, às 00h00 - Atualizado às 13h27
Samuel Peressin | Publicado em 10/10/2024, às 11h29 - Atualizado às 11h48
Samuel Peressin | Publicado em 09/10/2024, às 13h13 - Atualizado às 13h25
Samuel Peressin | Publicado em 09/10/2024, às 09h30 - Atualizado às 11h20
Fernando Cezar Alves | Publicado em 09/10/2024, às 02h26
Fernando Cezar Alves | Publicado em 07/10/2024, às 13h55
Fernando Cezar Alves | Publicado em 03/10/2024, às 15h55
Fernando Cezar Alves | Publicado em 03/10/2024, às 09h51
Fernando Cezar Alves | Publicado em 30/09/2024, às 08h02
Patricia Lavezzo | Publicado em 25/09/2024, às 13h08
Patricia Lavezzo | Publicado em 20/09/2024, às 08h15
Patricia Lavezzo | Publicado em 17/09/2024, às 10h54 - Atualizado às 11h02
Patricia Lavezzo | Publicado em 16/09/2024, às 12h09
Patricia Lavezzo | Publicado em 13/09/2024, às 10h27
Fernando Cezar Alves | Publicado em 11/09/2024, às 20h33
Fernando Cezar Alves | Publicado em 04/09/2024, às 14h14
Fernando Cezar Alves | Publicado em 04/09/2024, às 11h51
Fernando Cezar Alves | Publicado em 30/08/2024, às 11h30
Fernando Cezar Alves | Publicado em 26/08/2024, às 13h41
Fernando Cezar Alves | Publicado em 20/08/2024, às 20h47
Fernando Cezar Alves | Publicado em 09/08/2024, às 10h09
Fernando Cezar Alves | Publicado em 06/08/2024, às 12h12
Fernando Cezar Alves | Publicado em 25/07/2024, às 13h43
Fernando Cezar Alves | Publicado em 24/07/2024, às 10h38
Fernando Cezar Alves | Publicado em 23/07/2024, às 13h15
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Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.
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