Concurso Correios: por novas contratações, categoria decide greve nesta quarta (24)

Concurso Correios pode contar com até 20.757 vagas, sendo 6.919 efetivas e 13.838 cadastros reserva de pessoal

Fernando Cezar Alves   Publicado em 24/01/2024, às 13h23

Concurso Correios: centro de distribuição dos correios: Divulgação

Mesmo com a expectativa de realização de um novo concurso Correios, a categoria decide, nesta quarta-feira, 24 de janeiro, pela realização de uma greve, em virtude da grande defasagem de pessoal. A paralisação foi noticiada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios de São Paulo (Sintect SP). Uma paralisação já havia sido anunciada, em dezembro, pelo mesmo motivo, pelos representantes da categoria em Sergipe.  

A assembleia para decidir pela greve dos Correios está marcada para ocorrer às 19 horas desta quarta-feira.

Nota oficial do sindicato da categoria diz o seguinte:

O concurso é urgente. Os setores lotados de encomendas e cartas paradas há meses e o pessoal tendo de ir muito além da jornada é prova disso!

Vamos nos unir na luta contra a falta de efetivo, pela realização urgente de concurso público, pela redução na coparticipação do plano de saúde e por melhorias gerais nas condições de trabalho.

Concurso Correios: saiba mais sobre a seleção

O novo concurso já conta com um cronograma preliminar anunciado, mas ainda não oficial. Caso  seja efetivamente seguido, a comissão organizadora deve ser anunciada no dia 6 de maio, com o início do processo licitatório para a escolha da banca em 14 de junho. A publicação do edital de abertura de inscrições está prevista para ocorrer no dia 22 de outubro  , com aplicação das provas em 21 de dezembro

Nota técnica interna divulgada em dezembro indica que está em fase de estudos a elaboração de um modelo para que seja realizado um Plano de Desligamento Voluntária (PDV) ou Incentivado (PDI).

A nota também indica que já estão sendo feitos estudos internos sobre a necessidade de pessoal. Análise preliminar prevê a necessidade de nada menos do que 6.919 servidores, além de 13.838 cadastros reserva de pessoal, o que corresponde a um total de 20.757 postos.

A intenção é reoxigenar o quadro de funcionários, com a possibilidade de contratar novos servidores sem grande aumento de despesas.

Os estudos para o novo certame também já haviam sido anunciados em 12 de setembro pelo presidente da empresa, Fabiano Silva. "Esse concurso não apenas abrirá portas para novos talentos, mas também fortalecerá a categoria dos Correios, trazendo sangue novo e conhecimento atualizado para a empresa", disse, na ocasião.

Cargos e requisito para o concurso Correios

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Correios ocorreu em 2017. Antes disso, outra seleção havia sido realizada em 2011.

Em 2017, os cargos foram os seguintes:

A organizadora, na ocasião, foi o IADES.

Em 2011 foi realizado concurso para Agente de Correios, incluindo:

.

 

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer