Concurso da PC BA é suspenso após candidatos receberem provas com nomes trocados

Agendadas para hoje (24), provas do concurso PC BA (Polícia Civil da Bahia) para delegado serão marcadas para nova data. Banca organizadora disse que houve problema de logística, mas lisura do processo não foi comprometida

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 24/07/2022, às 12h50

Divulgação

O concurso PC BA (Polícia Civil da Bahia) para o cargo de delegado está suspenso, segundo o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora da seleção. Mais de 44 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 1.000 vagas ofertadas, distribuídas entre os postos de delegado (150), escrivão (150) e investigador (700). Porém, muitos não conseguiram realizar o exame na manhã deste domingo (24) porque as provas foram trocadas.

A situação ocorreu em pelo menos 10 salas da Universidade Católica do Salvador (UCSal), campus Pituaçu. Candidatos ao cargo de delegado receberam provas com nomes de outras pessoas e, sem conseguir a folha de resposta com seus próprios nomes, ficaram impedidos de realizar a avaliação.

A orientação no local foi realizar o teste enquanto os fiscais buscavam as folhas de respostas corretas, mas diversos aspirantes à delta recusaram prosseguir com a exame porque os envelopes de provas já haviam sido abertos e a lisura do processo poderia estar comprometida.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) informou que uma nova data deve ser divulgada ainda nesta semana. Segundo a empresa, houve um problema na logística para aplicação dos testes. Os candidatos foram alertados sobre a alteração dos locais de prova faltando apenas dois dias do exame por conta da Meia Maratona agendada também para hoje na cidade, que interditaria algumas vias de acesso aos locais anteriormente definidos.

Assim, quem faria prova no Colégio Estadual Helena Matheus, no Grau Técnico São Cristovão e no Colégio Estadual Bolivar Santana foi remanejado para o campus Pituaçu da UCSal. Contudo, hoje, a equipe responsável pela aplicação acabou distribuindo os pacotes com os testes de maneira invertida, entregando os pacotes em salas diferentes. As folhas de respostas anexadas aos exames não pertenciam aos candidatos da sala, mas sim de outra.

+Leia aqui a nota de esclarecimento completa emitida pelo IBFC

Concurso PC BA: seleção para investigador e escrivão mantida

O secretário da Administração do Estado da Bahia e a delegada geral da Polícia Civil do estado emitiram comunicado no qual informam que as provas para os cargos de investigador e escrivão permanecem válidas, pois o incidente afetou apenas as provas para delegado. Confira abaixo a nota na íntegra:

"O SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA e a DELEGADA GERAL DA POLÍCIA CIVIL DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais,

Considerando a necessidade de alteração do local de prova de alguns candidatos em 20/07/2022 às vésperas da data de aplicação, motivada pela MEIA MARATONA DO SALVADOR AO SALVADOR que afetaria o deslocamento nas redondezas e o bom andamento das provas, conforme comunicado publicado no site do IBFC;

Considerando as diferenças entre a estrutura de salas utilizada no local onde os candidatos estariam anteriormente alocados e o novo local de realização das provas gerando a necessidade de inversão da sequência de salas anteriormente adotada;

Considerando o atraso para início da realização das provas objetivas do local UCSAL - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR - CAMPUS PITUAÇU - PRÉDIO B, em virtude da inversão de distribuição de materiais entre as salas, motivado pela alteração do local de provas realizada em 20/07/2022, sem que tenha havido qualquer quebra de sigilo ou ocorrência que afete a lisura do processo;

Considerando a necessidade de realização da prova discursiva no período da tarde para esses mesmos candidatos e o possível comprometimento do bom desempenho na sua realização e até mesmo do tempo total de prova previsto em edital;

Buscando-se respeitar os princípios que regem a Administração Pública, em especial os princípios da legalidade, impessoalidade e autotutela administrativa e, também, visando resguardar a lisura, a transparência do processo, assim como a isonomia no tratamento aos candidatos em relação às provas, resolvem

TORNAR PÚBLICA

1. A anulação da Prova de Objetiva aplicada aos candidatos às vagas do cargo de Delegado de Polícia Civil da Bahia, cujas inscrições foram homologadas pelo Edital n° 02/2022, realizada no período da manhã do dia 24/07/2022.

2. A suspensão da aplicação da Prova de Discursiva aos candidatos às vagas do cargo de Delegado de Polícia Civil da Bahia que seria aplicada no período da tarde do dia 24/07/2022, cujas inscrições foram homologadas pelo Edital n° 02/2022.

3. Será divulgada ainda na semana do dia 25/07 a data da realização das novas avaliações para o cargo de Delegado de Polícia Civil da Bahia. 4. Permanecem válidas as demais provas dos cargos de Escrivão de Polícia Civil e Investigador de Polícia Civil."

Saiba mais sobre o processo seletivo

O concurso PC BA contempla três fases: prova objetiva, prova discursiva, ambas agendas para os turnos da manhã e da tarde deste domingo, e análise de títulos. Nessa última etapa serão pontuados certificados e diplomas de cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado, além de comprovantes de exercício em cargo público na área policial.

Na prova objetiva de hoje os candidatos precisavam responder questões de múltipla escolha sobre as disciplas abaixo listadas:

Os aprovados para investigador e escrivão, carreiras voltadas aos graduados em qualquer área, começam ganhando R$ 4.873,18. Já o cargo de delegado paga remuneração inicial de R$ 13.032,44 para quem é formado em Direito.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Concursos e Sociedade no JC Concursos.

concursos concursos publicos concursos ba (bahia) concursos abertos concursos 2023