No total, concurso da PF (Polícia Federal) preencherá 192 oportunidades, parte delas destinada a profissionais com curso superior. Inscrições serão recebidas até 21 de maio
Samuel Peressin Publicado em 02/05/2025, às 13h27 - Atualizado às 13h36
O novo concurso da PF (Polícia Federal) oferece 100 vagas para agente administrativo, cargo que requer apenas ensino médio. Em início de carreira, com benefícios, o salário chega a R$ 7.444,80.
Estão em disputa oportunidades no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantis e Distrito Federal.
De acordo com o edital, esse profissional auxilia, sob supervisão técnica, no planejamento e pesquisas para implementação de leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica.
+ 🌎 Fique por dentro de todos os concursos abertos no Brasil
Outra atribuição do agente administrativo é a execução de atividades que envolvem aplicação de técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e gestão de materiais. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
No total, o certame preencherá 192 postos — a maior remuneração é de R$ 11.070,93 — e também formará cadastro reserva. Além de agente administrativo, a PF disponibiliza chances para 14 carreiras de nível superior:
Quanto aos cargos de nível superior, os contratados serão lotados em 24 estados (apenas São Paulo e Bahia ficaram de fora) e no Distrito Federal, onde fica a sede da corporação.
Iniciadas em 29 de abril, as inscrições ficarão abertas até 21 de maio, às 18h (de Brasília). Para concorrer, os interessados devem realizar cadastro pelo site www.cebraspe.org.br. As taxas de participação custam:
Quem desejar obter isenção do pagamento deverá solicitá-la até 5 de maio. Doadores de medula óssea e beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) podem requerer gratuidade.
As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 29 de junho, em todas as capitais brasileiras, com aplicação pela manhã (carreiras de nível superior) e à tarde (cargo de nível médio).
Os candidatos deverão solucionar 120 questões do tipo "certo" ou "errado", além de elaborar um texto dissertativo com até 30 linhas. Os exames terão duração de quatro horas e meia. O conteúdo programático engloba:
O certame é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar a banca pelo telefone 0800 722 1125, além do e-mail sac@cebraspe.org.br.
Publicação do edital: 25 de abril
Inscrições: de 29 de abril a 21 de maio
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 29 de abril a 5 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: até 23 de maio
Aplicação das provas: 29 de junho
Divulgação do resultado final: 5 de novembro
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições e conteúdo programático, na página do concurso da PF
concursos autorizados concursos abertos concursos 2025 provas anterioresA Polícia Federal tem origem em 10 de maio de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil foi criada, por D. João VI. O órgão tinha as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o decreto 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro, no governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), subordinado ao Ministério da Justiça e Negócio Interiores. Posteriormente, em 13 de junho de 1946, com o decreto-lei 9.353, foi atribuída competência ao DFSP, em todo território nacional, para serviços de polícia marítima, área de fronteiras e apurações de diversas infrações penais.