O novo concurso Depen MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) contará com 2.420 vagas para policial penal, sendo 1.944 vagas masculinas e 476 vagas femininas
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 11/08/2021, às 13h15 - Atualizado às 14h18
O edital do novo concurso Depen MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) segue em fase de ajustes finais e deve ser divulgado no decorrer dos próximos dias, ainda em agosto. No final de julho, o subsecretário de inteligência e atuação integrada, Christian Vianna de Azevedo, disse que a liberação deveria ocorrer ainda na primeira quinzena. Porém, de acordo com as últimas informações, o documento ainda passa por acertos, que estão sendo feitos em conjunto com a banca organizadora, que será o Instituto Selecon. Os interessados devem ficar atentos.
Ao todo serão oferecidas 2.420 vagas para o cargo de policial penal, sendo 1.944 para homens e 476 para mulheres. A carreira exige ensino médio completo e a remuneração é de R$ 4.631,25.
De acordo com o subsecretário, "se o edital for publicado em agosto, a prova provavelmente vai ser entre fim de setembro e início de outubro, a primeira etapa, que será objetiva e redação” , e completou “o concurso não é regional, é do Estado, mas vão ser feitas provas em 16 cidades no Estado de Minas Gerais”. Desta forma, mesmo com o possível atraso de alguns dias, a projeção segue válida.
O concurso Depen MG deverá contar com seis etapas, de acordo com o subsecretário de inteligência:
“O curso de formação profissional vai ser mais longo, com 680 horas/aula, divididas em 110 dias, quase quatro meses, e durante o curso o candidato vai receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2.315, equivalente a 50% do salário inicial da carreira”, disse o subsecretário, em julho.
O último concurso Depen MG ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 4 mil vagas de cadastro reserva de pessoal. Na ocasião, a banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e a seleção foi composta de quatro etapas, incluindo provas objetivas, avaliação psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada e curso introdutório.
concursos concursos mg (minas gerais) concursos 2024 provas anteriores