O novo edital do concurso do Bacen (Banco Central) contará com ofertas para cargos de técnico, analista e procurador
Patricia Lavezzo Publicado em 29/05/2024, às 12h37 - Atualizado às 12h44
Um novo concurso do Bacen (Banco Central) poderá ser realizado em breve. Foi encaminhado para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) o pedido de autorização para 545 vagas em três cargos.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
A solicitação é para cargos atualmente vagos, com previsão de provimento nos anos de 2025 e 2026. Veja a distribuição das vagas a seguir:
O órgão já havia confirmado que o pedido de concurso público seria encaminhado em breve, porém, na época, não haviam sido revelados cargos e nem vagas.
O Bacen está com um concurso público em andamento, para provimento de 100 vagas imediatas para funções de nível superior de analista, com salário de R$ 20.924,80. A banca organizadora é o Cebraspe.
Atualmente, o certame está na fase de aplicação das provas, que foram adiadas devido às chuvas no Rio Grande do Sul. A nova data para aplicação dos exames já foi definida, será no dia 4 de agosto.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em todas as capitais brasileiras, pela manhã e à tarde, respectivamente. Além das avaliações escritas, as demais fases da seleção incluem:
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital na página do concurso do Bacen.
concursos publicos concursos federais concursos 2024 provas anterioresCriado pela lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, o Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. Entre as suas atividades principais destacam-se: a condução das políticas monetária, cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN); e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante. O Banco Central atua também como Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN) e torna públicas as resoluções do CMN. A sede do Bacen fica em Brasília e as unidades do banco estão localizadas nos municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).