O edital do concurso do Exército oferece 92 postos de nível médio para admissão aos cursos de graduação e 19 para engenheiros que já concluíram a faculdade
Redação | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 01/06/2022, às 08h45 - Atualizado às 08h48
Já estão abertas as inscrições dos três editais do concurso do Exército para preencher 111 vagas no IME (Instituto Militar de Engenharia), na cidade do Rio de Janeiro.
A seleção oferece 92 postos de nível médio para admissão aos cursos de graduação e 19 para engenheiros que já concluíram a faculdade (veja as especialidades mais abaixo).
Entre as vagas para graduação, 80 são para militares da ativa (destinadas a quem pretende seguir no Exército) e 12 da reserva (voltadas a quem não almeja permanecer na corporação).
No caso de engenheiros já graduados, todas as oportunidades são para profissionais que querem construir carreira nas Forças Armadas.
+ Baixe o edital para graduação de oficiais da ativa
+ Baixe o edital para graduação de oficiais da reserva
+ Baixe o edital para engenheiros já graduados
Os engenheiros já graduados terão salário inicial de R$ 8.245 e realizarão curso de formação durante um ano antes de começar a trabalhar. Há opções em 12 especialidades:
Já os cursos de graduação têm duração de cinco anos letivos. Os estudantes podem escolher entre as seguintes áreas:
Os alunos recebem alojamento, fardamento, alimentação e assistências médica, dentária e psicológica, além de vencimentos de R$ 1.334. Para os estudantes do quadro da reserva, os benefícios são concedidos somente durante o primeiro ano.
LEIA TAMBÉM:
Os critérios de faixa etária para quem pretende participar do concurso do Exército — tendo como data-limite 31 de dezembro de 2023 — preveem:
As inscrições para o concurso do Exército serão recebidas até 11 de julho, mediante o preenchimento de formulário no site www.ime.eb.br. As taxas de participação custam:
Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a comissão organizadora do processo seletivo por meio dos seguintes canais de comunicação:
Os concorrentes aos cursos de graduação realizarão a prova objetiva em 25 de setembro. A avaliação abordará conteúdos de matemática, física e química. A segunda fase terá exames discursivos em quatro datas de outubro:
Para engenheiros já graduados, a primeira etapa envolverá avaliações escritas de conhecimentos específicos, em 26 de outubro, e de línguas portuguesa e inglesa, em 27 de outubro.
Na sequência, todos os candidatos ainda passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica, entre janeiro e fevereiro de 2023. A apresentação dos aprovados para matrícula está marcada para 10 de fevereiro.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Exército
concursos publicos concursos abertos concursos federais