Destinado à contratação de profissionais para realização do Censo Demográfico, concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) oferece postos para recenseador e agente censitário
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 06/04/2021, às 12h12
As provas do concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ocorreriam em 18 e 25 de abril, foram temporariamente suspensas. No total, a seleção oferece 204.307 vagas.
Anunciada na manhã desta terça-feira (6), a decisão foi tomada em função do corte orçamentário que reduziu de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões a verba destinada à realização do Censo Demográfico.
Aprovado pelo Congresso Nacional em 25 de março, o projeto de lei do Orçamento da União para 2021 ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Em nota, o instituto informou que avaliará novo planejamento para aplicação das provas, "a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico".
Estão em disputa 181.898 postos para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. A primeira carreira é opção para quem possui nível fundamental, enquanto as duas últimas são voltadas a candidatos com ensino médio.
O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por dois canais de comunicação:
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do IBGE
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais