Concurso DPE PI: nova seleção consta em plano estratégico do órgão

Novo concurso DPE PI (Defensoria Pública do Estado do Piauí) está em pauta e pode ser realizado nos próximos meses

Fernando Cezar Alves   Publicado em 10/01/2023, às 11h08 - Atualizado às 14h14

Concurso DPE PI: sede do DPE PI: Google Maps

Um novo concurso DPE PI (Defensoria Pública do Estado do Piauí) pode ser realizado já no decorrer dos próximos meses. Acontece que a contratação de novos servidores consta no novo plano estratégico divulgado pelo órgão.  "O ingresso de novos membros e a realização de concurso público para servidores se insere como diretriz essencial no modelo defensorial, voltado para  a obtenção de melhores resultados", diz o documento. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

Ainda não há alguma previsão de quando a DPE PI pode iniciar os preparativos para uma nova seleção, bem como cargos e vagas que poderão ser contemplados.

De acordo com o novo planejamento divulgado, "rendimento e produtividade estão relacionados diretamente com motivação, capacitação e desenvolvimento de habilidades. 

Para isso, consideram ser necessária a realização de concursos públicos para defensores e servidores, além de assegurar a adequada recomposição salarial.

No final de 2022, o defensor público geral, Erisvaldo Marques, ressaltou a importância de constar verbas no orçamento deste ano para a contratação de novos servidores, por meio de concurso público.

Desta forma é muito provável que alguma novidade sobre novas contratações possam ser divulgadas pelo órgão no decorrer dos próximos meses. No entanto, somente após efetivamente autorizado poderão ser anunciada alguma previsão mais precisa de quando efetivamente o edital poderá ser divulgado.

Concurso DPE PI: saiba como foi a última seleção

O último concurso DPE PI ocorreu em 2021, quando foram oferecidas 5 vagas para o cargo de defensor público. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

Para concorrer foi necessário possuir curso superior em direito, experiência mínima de três anos em atividade jurídica e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A remuneração inicial, na ocasião, foi de R$ 23.152,30.

A seleção contou com cinco etapas, da seguinte forma:

    

concursos concursos pi (piauí) concursos 2024 provas anteriores