Concurso DPE SP (Defensoria Pública do Estado de São Paulo) é destinado a quem possui formação de nível superior em direito
Fernando Cezar Alves Publicado em 08/12/2025, às 06h23
Agora é oficial. A realização do novo concurso DPE SP (Defensoria Pública do Estado de São Paulo) para a carreira de defensor foi aprovada, no último dia 5 de dezembro, durante a 905 sessão ordinária do Conselho Superior da Defensoria. A confirmação foi feita pela publicação da ata da sessão no diário oficial do estado desta segunda-feira, 8 de dezembro. Vale lembrar que o certame já conta com regulamento publicado no último dia 5. O certame está, inclusive, com o presidente da comissão organizadora definido. No entanto, a data de publicação do edital ainda deve ser confirmada.
O presidente da comissão organizadora será o defensor Cesar Augusto Luiz Leonardo. Com isso, em breve devem ser indicados os demais membros do grupo, que ficará responsável pela elaboração do edital e pela escolha da empresa responsável pela aplicação das provas. Após estes procedimentos e assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data de início do certame.
A DPE SP ainda deve definir a oferta de vagas para a próxima seleção. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com pelo menos três anos de atividade jurídica. Na última seleção, realizada em 2023, a remuneração inicial foi de R$ 23.144.
Como atividade jurídica, após a conclusão do bacharelado, serão considerados:
O novo regulamento prevê a isenção de taxa para quem comprovar ao menos três doações no período de 12 meses.
Também prevê a possibilidade de utilização de nome social para candidatos trans.
De acordo com o regulamento, o concurso contará com as seguintes etapas:
A primeira prova contará com 88 questões objetivas, versando sobre:
A segunda prova escrita contará com:
I – 2 (duas) questões dissertativas sobre as matérias:
II – 1 (uma) peça judicial, conforme o programa de Direito Processual Civil, com base em problemas envolvendo, no que diz respeito ao aspecto material, a quaisquer temas relativos às matérias previstas nos artigos 14 e 15 desta Deliberação, dispensando a aplicação de questão dissertativa sobre a matéria processual.
Já a terceira prova contará com:
I – 2 (duas) questões dissertativas sobre as matérias:
II – 1 (uma) peça judicial, conforme o programa de Direito Processual Penal, com base em problemas envolvendo, no que diz respeito ao aspecto material, a quaisquer temas relativos às matérias previstas nos artigos 14 e 15 desta Deliberação, dispensando a aplicação de questão dissertativa sobre a matéria processual.
Extrato da 905ª Sessão Ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública
CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA
Extrato da 905ª Sessão Ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública
Data da realização: 05/12/2025 às 09h30
Local: Sala de Reuniões do Edifício Sede na Rua Boa Vista, 200, 1º andar e por videoconferência
Hora do Expediente:
Leitura e aprovação de ata da sessão anterior
Comunicações da Presidência
Comunicações da Secretaria
Momento aberto
Manifestações dos/as Conselheiros/as sobre assuntos diversos
Ordem do Dia
SEI nº 2025/0039125 (Excetuado a pauta)
Interessado/a: Primeira Subdefensoria Pública-Geral do Estado
Assunto: Proposta de abertura do X Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na Carreira de Defensor/a Público/a do Estado de São Paulo Relator/a: Conselheiro/a Surrailly Fernandes Youssef
O Conselho Superior DELIBEROU, por unanimidade, nos termos do voto da relatoria, aprovar a abertura do certame, e homologar a indicação do Defensor Público Cesar Augusto Luiz Leonardo para presidir a Banca Examinadora do X Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Defensor/a Público/a do Estado. DELIBEROU ainda, por unanimidade, prorrogar a discussão e a votação para a próxima sessão ordinária.
O último concurso DPE SP para defensor ocorreu em 2023, quando foram oferecidas 70 vagas. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
A prova objetiva foi composta de 88 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:
A Segunda Prova Escrita compreendeu 8 questões dissertativas e 1 Peça Judicial, sobre:
Já a terceira Prova Escrita compreendeu 8 (oito) questões dissertativas e 1 (uma) Peça Judicial, sobre as seguintes matérias:
Com unidadades instaladas em mais de 40 cidades, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE SP) oferece à população orientação jurídica gratuitamente, além de atuar na promoção dos direitos humanos e na defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos.