Concurso DPU (Defensoria Pública da União) será para carreira de defensor público federal, de nível superior em direito
Fernando Cezar Alves Publicado em 29/08/2024, às 13h11
Um novo concurso DPU (Defensoria Pública da União) deve ser realizado, no mais tardar, até 2025, para a carreira de defensor público federal. A seleção foi anunciada nesta quinta-feira, 29 de agosto, pelo defensor público-geral, Leonardo Cardoso de Magalhães, durante entrevista coletiva.
Sobre o concurso DPU, disse o defensor:
"Temos um déficit histórico de defensores federais, mas temos uma perspectiva, para o ano de 2025, de realizarmos um concurso público para ingresso na carreira de defensor público federal”
Por enquanto, ainda não há uma previsão da oferta de vagas para o próximo certame. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito há pelo menos três anos, com pelo menos três anos de prática jurídica e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração inicial é de R$ 28.109,19.
O último concurso DPU para defensor ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 25 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
A prova objetiva contou com 200 questões, distribuídas por quatro grupos:
grupo I -
grupo II -
grupo III -
grupo IV -
A segunda fase contou com uma prova dissertativa composta de quatro provas, sendo que cada uma contou com cinco questões em até 10 linhas cada, além de uma peça judicial ou dissertação de até 90 linhas.
Posteriormente, a seleção contou, ainda, com as seguintes fases: