Concurso Embrapa: presidente confirma nova seleção em estudos

O concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) deve ser realizado em breve, mas cargos ainda devem ser confirmados

Fernando Cezar Alves   Publicado em 18/04/2023, às 08h39 - Atualizado às 14h24

Concurso Embrapa: sede do Embrapa: Divulgação

Um novo concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está em fase de estudos e pode ocorrer ainda este ano. A confirmação foi feita pelo presidente da estatal, Celso Moretti, na última sexta-feira, 14 de abril, em entrevista ao Correio Braziliense. "Houve uma redução de forma consistente no quadro de pessoal na Embrapa. O último concurso expirou em 2014. Logo serão dez anos que não contratamos mão de obra. Fizemos um programa de demissão incentivada em 2019, com a saída de 1.180 pessoas. Precisamos, sim, fazer um novo concurso. Já estamos estudando e a próxima diretoria deve tocar isso", disse.

De acordo com ele, a seleção Embrapa deverá focar na contratação de pessoal em áreas estratégicas para a agricultura brasileira, para a pesquisa e para o desenvolvimento. Isso já está sendo discutido", disse. Ainda segundo ele, o perfil do servidor da Embrapa foi muito alterado no decorrer dos anos e novas áreas de formação devem ser incorporadas. "Esse concurso deve ser não apenas somente para repor, mas também para avaliar em quais novas áreas de conhecimento iremos precisar de profissionais" reforçou. Entre as áreas previstas está a de tecnologia da informação.

Concurso Embrapa: veja a entrevista

A parte em que o tema do concurso é tratado tem início aos 19:45 minutos:

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Embrapa ocorreu em 2009, com uma oferta de 697 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal, distribuídas por diversos cargos, com opções para quem possui alfabetização ao  nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Cetro Concursos.

Na ocasião, para ensino fundamental incompleto, a seleção contou com oportunidades para o cargo de assistente classe C. Para fundamental completo, assistente classe B.

Para nível superior, as opções foram as seguintes:

Para a maior parte das carreiras de nível superior, além da escolaridade também foi exigido possuir pós-graduação ou experiência anterior na área.   

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores