De acordo com decreto presidencial, contratações serão por concurso ENBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacioinal)
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 13/09/2021, às 06h16 - Atualizado às 14h19
O presidente Jair Bolsonaro publicou, no diário oficial da União desta segunda-feira, 13 de setembro, o decreto 10.791, que determina a realização do primeiro concurso ENBpar (Empresa Brasileira de de Participações em Energia Nuclear e Binacioinal). O decreto cria a empresa estatal, que serve como parte do projeto de privatização da Eletrobrás. De acordo com o documento, a contratação de servidores deverá ser realizada por meio de concurso público inédito, ainda sem data prevista.
Neste sentido, diz o documento:
Parágrafo único. A contratação de pessoal permanente da ENBpar será realizada por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas as normas específicas editadas pela Diretoria-Executiva.
A nova companhia ficará responsável pela Eletronuclear e Itaipu Nacional
Com isto, para a realização do primeiro concurso, o próximo passo será a criação do quadro próprio de pessoal, por meio de lei específica. Somente então poderá ser autorizada a realização do certame, com definição de cargos e vagas que serão contemplados.
De acordo com o governo, a lei que privatiza a Eletrobras definiu que a nova empresa terá por finalidade a gestão de contratos de financiamentos que utilizem recursos da Reserva Global de Reversão feitos até 17 de novembro de 2016 e a administração de bens da União sob administração da Eletrobras.
Também será responsável pela administração da conta do Programa Nacional de Conservação de Energia Pública (Procel) e gestão de contratos de conservação de energia do Programa de Incentivo às Fontes Alternativa de Energia Elétrica (Proinfa).
Além disso, as finalidades da estatal serão as seguintes:
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores