Chances do concurso Exército são para ingresso nos cursos de formação e graduação de oficiais da ativa e da reserva do quadro de engenheiros militares do IME (Instituto Militar de Engenharia)
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br Publicado em 16/07/2019, às 10h04 - Atualizado em 22/08/2019, às 09h31
Terminam nesta quinta-feira, dia 22 de agosto de 2019, as inscrições dos dois editais do concurso Exército para admissão aos cursos de formação e graduação de oficiais da ativa e da reserva do quadro de engenheiros militares do IME (Instituto Militar de Engenharia). Ao todo, serão preenchidas 98 vagas, sendo 19 reservadas aos negros.
Do total de ofertas, 71 são para a ativa (destinadas aos candidatos que desejam seguir a carreira militar) e 27 para a reserva (para quem não deseja seguir a carreira militar).
Para concorrer a um dos postos é necessário ter concluído ou estar cursando a última série do ensino médio e idade compreendida entre 16 e 22 anos para a ativa e 16 e 21 anos para a reserva.
As inscrições do concurso Exército devem ser realizadas no site do IME (http://inscricoes.ime.eb.br/vestibular/cfg/). O valor da taxa de participação é de R$ 100 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 23 de agosto, observado o horário de funcionamento da rede bancária.
A primeira fase a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões, sendo 15 de matemática, 15 de física e dez de química.
O exame será aplicado no dia 15 de outubro de 2019, nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.
A segunda fase do concurso Exército constará de cinco provas discursivas sobre matemática, física, química, português e inglês, eliminatórias e classificatórias, além de uma redação, apenas eliminatória. Os candidatos aprovados na objetiva deverão acessar a página eletrônica do IME, a partir do dia 23 de outubro, e imprimir o novo cartão de identificação com as datas e locais de provas.
As provas discursivas serão aplicadas nas seguintes datas: 28 de outubro (matemática), 29 outubro (física), 30 outubro (química) e 31 outubro (português e inglês).
O concurso Exército ainda contará com as seguintes etapas, eliminatórias: inspeção de saúde; exame de aptidão física; e processo de heteroidentificação.
O curso de formação e graduação tem duração de cinco anos letivos e tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da engenharia militar de oficial subalterno e oficial intermediário.
O curso compreende a graduação em uma das especialidades de engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE).
São oferecidas as seguintes especialidades de engenharia: fortificação e construção (engenharia civil), eletrônica, comunicações, elétrica, mecânica e de armamento, mecânica e de automóveis, materiais, química, cartográfica e computação.
A escolha da especialidade de engenharia será realizada ao final do ciclo básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e dos números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas anteriores da Vunesp, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso do Exército, direcionando a preparação para o estilo da banca.
concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anteriores