Concurso Exército: último dia de inscrições para oficiais e capelães

Destinado a preencher 41 vagas, concurso Exército tem oportunidades para profissionais com formação em administração, estatística, pedagogia, psicologia, direito, informática, enfermagem, teologia, entre outras áreas

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 16/06/2020, às 11h56 - Atualizado em 05/08/2020, às 09h23

Divulgação

Encerra-se às 15h desta quarta-feira (5) o período de inscrições para o concurso Exército com 41 vagas para admissão aos cursos de formação de oficiais do quadro complementar e de capelães. 

Para o quadro complementar, há chances nas áreas de administração (3), ciências contábeis (2), direito (3), estatística (2), informática (3), pedagogia (1), psicologia (1), enfermagem (5), veterinária (2), magistério - biologia (2), magistério - espanhol (2), magistério - física (2), magistério - geografia (2), magistério - história (2), magistério - inglês (2), magistério - matemática (1), magistério - português (1) e magistério - química (2).

Das três oportunidades destinadas a capelães, duas são para padre católico e uma para pastor evangélico.

Os interessados podem se inscrever somente pela internet, mediante o preenchimento de formulário disponível no site http://www.esfcex.eb.mil.br/. O valor da taxa é de R$ 120.

Concurso Exército: quem pode concorrer como oficial e capelão

Todas as vagas exigem curso superior nas respectivas áreas de atuação. De acordo com o edital, os demais requisitos para participação incluem:

O que cai na prova

Com duração de quatro horas e aplicação agendada para 13 de setembro, o exame intelectual do concurso Exército terá a seguinte estrutura:

Nas demais fases, os candidatos passarão por verificação documental, análise de títulos (apenas para capelães), inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica, entre novembro deste ano e fevereiro de 2021.

Concurso Exército: situação após a incorporação

Os aprovados para o quadro complementar realizarão curso de formação com duração de 37 semanas, na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador/BA, exceto os profissionais da área da saúde, cuja preparação ocorrerá na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro/RJ.

No caso dos capelães, a formação envolverá atividades na EsFCEx, além da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende/RJ, da Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações/MG, do Corpo de Tropa na Guarnição de Brasília/DF e em unidades da 6ª Região Militar, com abrangência na Bahia e Sergipe.

Após a formatura, os militares do quadro complementar serão nomeados ao posto de primeiro tenente, enquanto os capelães obterão a graduação de segundo tenente, com vencimentos de R$ 8.245 e 7.490, respectivamente, conforme a tabela de salários de 2020 das Forças Armadas.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Exército

concursos abertos concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso Exército para 1.100 vagas de sargento adia prova pela 2ª vez; veja nova data
Concurso Exército: saiu edital para 98 vagas no IME
Concurso Exército: autorizado o preenchimento de 522 vagas de níveis médio e superior
Concurso Exército: último dia de inscrições para 440 vagas na EsPCEx
Concurso do Exército abre 440 vagas para a EsPCEx; veja edital