Redação Publicado em 18/06/2019, às 15h29 - Atualizado em 11/05/2022, às 10h56
O concurso Exército conta com 41 vagas para admissão aos cursos de formação de oficiais do quadro complementar e de capelães. Todas as oportunidades são destinadas a profissionais que possuem nível superior.
Geografia do Brasil - 1. A Organização do Espaço Brasileiro. a) A integração brasileira ao processo de internacionalização da economia; o desenvolvimento econômico e social; e os indicadores sociais do Brasil. b) O processo de industrialização brasileira, os fatores de localização e as suas repercussões: econômicas, ambientais e urbanas. c) A rede de transportes brasileira e sua estrutura e evolução. d) A questão urbana brasileira: processos e estruturas. e) A agropecuária, a estrutura fundiária e problemas sociais rurais no Brasil, dinâmica das fronteiras agrícolas e sua expansão para o Centro-Oeste e para a Amazônia. f) A população brasileira: evolução, estrutura e dinâmica. g) A distribuição dos efetivos demográficos e os movimentos migratórios internos: reflexos sociais e espaciais. h) A divisão regional do trabalho: o Centro-Sul como polo dinâmico da economia nacional. 2. A Questão Regional no Brasil a) A regionalização do país: sua justificativa sócio-econômica e critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); as regiões e as políticas públicas para fins de planejamento. b) As regiões brasileiras: especializações territoriais, produtivas e características sociais e econômicas. 3. O Espaço Natural Brasileiro: seu aproveitamento econômico e o meio ambiente. a) Geomorfologia do território Brasileiro: O território brasileiro e a placa sul americana; as bases geológicas do Brasil; as feições do relevo; os domínios naturais e as classificações do relevo brasileiro. b) A questão ambiental no Brasil. c) Os recursos minerais. d) As fontes de energia e os recursos hídricos. e) A biosfera e os climas do Brasil.
História do Brasil - 1. Brasil Colônia: administração, economia, cultura e sociedade a. As Capitanias Hereditárias e Governos Gerais. b. As atividades econômicas e a expansão colonial: agricultura, pecuária, comércio e mineração. c. Os povos indígenas; escravidão, aldeamentos; ação jesuítica. d. Os povos africanos escravizados no Brasil. e. A conquista dos sertões; entradas e bandeiras. f. O exclusivo comercial português. g. Os conflitos coloniais e os movimentos rebeldes de livres e de escravos do final do século XVIII e início do século XIX. h. A transferência da Corte portuguesa para o Brasil e seus efeitos; o período joanino no Brasil. 2. O Brasil Monárquico a. A independência do Brasil e o Primeiro Reinado. b. A Constituição de 1824. c. Militares: a Guarda Nacional e o Exército. d. A fase regencial (1831-1840). e. O Ato Adicional de 1834. f. As revoltas políticas e sociais das primeiras décadas do Império. g. A consolidação da ordem interna: o fim das rebeliões, os partidos, a legislação, o fortalecimento do Estado, a economia cafeeira, a tributação. h. Modernização: economia e cultura na sociedade imperial. i. A escravidão, as lutas escravas pela liberdade, j. O movimento abolicionista e a abolição. k. A introdução do trabalho livre. l. Política externa: as questões platinas, a Guerra do Paraguai e o Exército. m. O movimento republicano e o advento da República. 3. A República brasileira a. A Constituição de 1891, os militares e a consolidação da República. b. A “Política dos governadores”. c. O coronelismo e o sistema eleitoral. d. O movimento operário. e. O tenentismo. f. A Revolução de 1930. g. O período Vargas (1930-1945): economia, sociedade, política e cultura. h. O Estado Novo. i. O Brasil na II Guerra Mundial. j. O período democrático (1945-1964): economia, sociedade, política e cultura. k. A intervenção militar, sua natureza e transformações entre 1964 e 1985. As mudanças institucionais durante o período. l. O “milagre econômico”. m. A redemocratização. n. Os movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980: estudantes, operários e demais setores da sociedade. o. A campanha pelas eleições diretas. p. A Constituição de 1988. q. O Brasil de 1985 a 2013: economia, sociedade, política e cultura.
Língua portuguesa - 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Emprego da acentuação gráfica. 5. Domínio dos mecanismos de coesão textual; 6. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual; 7. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 8. Domínio da estrutura morfossintática do período; 9. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; 10. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; 11. Emprego dos sinais de pontuação; 12. Concordância verbal e nominal; 13. Emprego do sinal indicativo de crase; 14. Colocação dos pronomes átonos. 15. Reescritura de frases e parágrafos do texto; 16. Substituição de palavras ou de trechos de texto. 17. Análise do Discurso: pressupostos, subentendidos e implícitos.
Curso grátis de língua portuguesa para o concurso Exército
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Exércitonesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Edital e Anexos
Abertura
(18/06/2019)
Edital de abertura de inscrições (2019)