Destinado a preencher 390 vagas, concurso do Exército selecionará estudantes para ingresso no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do nível médio. Há oportunidades para estudar em 14 cidades
Samuel Peressin Publicado em 17/08/2022, às 14h33 - Atualizado às 14h39
O concurso do Exército para admissão aos 14 colégios militares mantidos pela instituição teve o seu edital publicado na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial da União.
Serão selecionados estudantes de ambos os sexos para matrícula, a partir de 2023, no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do nível médio.
Em uma série de perguntas e respostas, o JC Concursos esclarece algumas das dúvidas mais recorrentes sobre o processo seletivo. Confira:
A seleção oferece 390 vagas, das quais 350 para ingresso no 6º ano do ensino fundamental e 40 para cursar o 1º ano do nível médio.
Os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental para o ingresso no 6º ano do mesmo ciclo escolar.
Já para matrícula no 1º ano do ensino médio, os interessados precisam ter concluído ou estar cursando o 9º ano do ensino fundamental.
+ Baixe o edital do processo seletivo
Para disputar uma das vagas no curso de ensino fundamental, os estudantes devem, em 2023, completar 10 anos até 31 de dezembro ou possuir menos de 13 anos em 1º de janeiro.
No caso dos postos para o curso de nível médio, os candidatos precisam ter, em 2023, 14 anos até 31 de dezembro ou menos de 18 anos em 1º de janeiro.
Os colégios militares ficam no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Santa Maria (RS), Belém (PA) e São Paulo (SP).
Os interessados poderão se inscrever entre 22 de agosto e 29 de setembro pela internet (www.decex.eb.mil.br) ou presencialmente nos endereços listados no edital (clique aqui para conferir).
O valor da taxa é de R$ 95. Quem desejar obter isenção deverá solicitá-la entre 23 de agosto e 6 de setembro presencialmente em um dos 14 colégios militares.
O exame intelectual está marcado para 6 de novembro. Os locais de aplicação constarão no "Manual do Candidato" que será oportunamente divulgado por cada um dos colégios militares.
A prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha, das quais 15 de língua portuguesa e 15 de matemática. Na sequência, os candidatos passarão também por revisões médica e odontológica e comprovação de requisitos biográficos.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Exército