Orgão: | Exército |
Nº vagas: | 405 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 95,00 |
Cargos: | Aluno de colégio militar |
Áreas de Atuação: | Segurança Pública |
Escolaridade: | Ensino Fundamental |
Faixa de salário: | |
Estados com Vagas: | AC , AL , AP , AM , BA , CE , DF , ES , GO , MA , MT , MS , MG , PA , PB , PR , PE , PI , RJ , RN , RS , RO , RR , SC , SP , SE , TO |
Abertura das inscrições | 29/07/2024 |
Encerramento das inscrições | 12/09/2024 |
Prova | 20/10/2024 |
Divulgação do Gabarito | 21/10/2024 |
Redação
Publicado em 04/08/2021, às 09h25 - Atualizado em 22/10/2024, às 18h00
O novo edital de processo seletivo do Exército para ingresso nos Colégios Militares foi publicado no Diário Oficial da União do dia 23 de julho. A seleção oferece 405 vagas, das quais 355 são para o 6º ano do ensino fundamental e 50 para o 1º ano do ensino médio. Haverá reserva de 5% das vagas para os candidatos com deficiência.
Oportunidades estão distribuídas entre os seguintes Colégios Militares:
Para o candidato que pretende ingressar no 6º ano do ensino fundamental, é necessário ter concluído ou estar cursando em 2024 o 5º ano do ensino fundamental e ter menos de 12 anos em 1º de janeiro de 2025 e completar 10 anos até 31 de dezembro de 2025.
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Já para ingresso no 1º ano do ensino médio, o candidato deve ter concluído ou estar cursando em 2024 o 9º ano do ensino fundamental e ter menos de 16 anos em 1º de janeiro de 2025 e completar 14 anos até 31 de dezembro de 2025.
O Sistema Colégio Militar do Brasil é formado por 14 Colégios Militares, que oferecem o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio. Esses estabelecimentos de ensino, localizados em vários Estados do Brasil, propiciam educação a aproximadamente 15 mil jovens.
As práticas didático-pedagógicas nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), principal referência que estabelece os princípios e as finalidades da educação no país.
MATEMÁTICA PARA CANDIDATOS AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
I - Números e Operações: a) sistema de numeração indo-arábico; b) classes e ordens de um número natural; c) adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais; d) expressões numéricas envolvendo números naturais; e) múltiplos e divisores; f) mínimo múltiplo comum (MMC); g) máximo divisor comum (MDC); h) escrita, comparação e ordenação de frações e de números decimais; i) frações equivalentes; j) relação entre representações fracionária e decimal de um mesmo número; k) adição, subtração, multiplicação e divisão de frações e de números decimais; l) expressões numéricas envolvendo frações e números decimais; m) porcentagem; e n) sistema de numeração romano;
II - Espaço e Forma: a) figuras geométricas e seus elementos; b) classificação de polígonos; c) perímetro e área de figuras planas; d) classificação de sólidos geométricos; e) planificação de sólidos geométricos; f) vistas de um objeto tridimensional; e g) volume de paralelepípedos;
III - Grandezas e Medidas: a) medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo; b) múltiplos e submúltiplos de unidades de medida; c) transformação de unidades de medida; e d) sistema monetário brasileiro; e
IV - Tratamento da Informação: a) interpretação de informações em tabelas e em gráficos; b) organização de informações em tabelas e em gráficos; c) média aritmética; e d) probabilidade.
LÍNGUA PORTUGUESA PARA CANDIDATOS AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
I - Gêneros textuais e conceitos: a) localizar informações explícitas em um texto; b) inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto em que foi empregada; c) inferir o sentido de uma expressão a partir do contexto em que foi empregada; d) inferir uma informação implícita em um texto; e e) identificar os elementos de um texto (narrador/foco narrativo).
II - Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto: a) interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinho, foto, etc.); e b) identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
III - Coerência e Coesão no Processamento do Texto: a) estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto; b) estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; e c) estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas por elementos coesivos;
IV - Relação entre Textos: - reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido;
V - Relação entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido: a) identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados; b) identificar o efeito de sentido decorrente do uso da vírgula; c) identificar o efeito de sentido do uso da sinonímia/antonímia; e d) identificar o efeito de sentido decorrente do uso de outros sinais de pontuação ou outras notações; e
VI - Serão consideradas as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto Nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, e alterado pelo Decreto Nº7.875, de 27 de dezembro de 2012.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do Exército nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.
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