Concurso Exército 2021 - Colégio Militar Concurso Aberto

Orgão: Exército
Nº vagas: 410
Taxa de inscrição: De R$ 95,00 Até R$ 95,00
Cargos: Aluno de colégio militar
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

Publicado em 04/08/2021, às 09h25 - Atualizado em 24/09/2021, às 00h00


O concurso do Exército para admissão, em 2022, aos 14 colégios militares do país oferece 410 vagas, das quais 360 para ingresso no 6º ano do ensino fundamental e 50 no 1º ano do nível médio.

Resumo do edital

Conteúdo programático

  • Para ingresso no 6º ano do ensino fundamental - MATEMÁTICA: 1) Números e Operações. a) Sistema de numeração indo-arábico. b) Classes e ordens de um número natural c) Adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais. d) Expressões numéricas envolvendo números naturais. e) Múltiplos e divisores. f) Mínimo Múltiplo Comum (MMC). g) Máximo Divisor Comum (MDC). h) Escrita, comparação e ordenação de frações e de números decimais. i) Frações equivalentes. j) Relação entre representações fracionária e decimal de um mesmo número. k) Adição, subtração, multiplicação e divisão de frações e de números decimais. l) Expressões numéricas envolvendo frações e números decimais. m) Porcentagem. n) Sistema de numeração romano.2) Espaço e Forma. a) Figuras geométricas e seus elementos. b) Classificação de polígonos. c) Perímetro e área de figuras planas. d) Classificação de sólidos geométricos. e) Planificação de sólidos geométricos. f) Vistas de um objeto tridimensional. g) Volume de paralelepípedos.3) Grandezas e Medidas. a) Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. b) Múltiplos e submúltiplos de unidades de medida. c) Transformação de unidades de medida. d) Sistema monetário brasileiro. 4) Tratamento da Informação. a) Interpretação de informações em tabelas e em gráficos. b) Organização de informações em tabelas e em gráficos. c) Média aritmética. d) Probabilidade. LÍNGUA PORTUGUESA: 1) Gêneros textuais e conceitos. a) localizar informações explícitas em um texto. b) Inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto em que foi empregada. c) Inferir o sentido de uma expressão a partir do contexto em que foi empregada. d) Inferir uma informação implícita em um texto. e) Identificar os elementos de um texto (narrador /foco narrativo). 2) Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto. a) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso(propagandas, quadrinho, foto, etc.). b) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros 3) Coerência e Coesão no Processamento do Texto. a) Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. b) Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. c) Estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas por elementos coesivos. 4) Relação entre Textos. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. 5) Relação entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido. a) Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. b) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da vírgula. c) Identificar o efeito de sentido do uso da sinonímia/antonímia. d) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de outros sinais de pontuação ou outras notações 6) Produção Textual (Redação). a) Compreender e atender à proposta dada. b) Organizar o texto em parágrafos. c) Redigir períodos completos. d) Ter noções de pontuação. e) Empregar o vocabulário adequado ao gênero textual solicitado. f) Empregar adequadamente os principais elementos coesivos. g) Empregar adequadamente os sinais de acentuação. h) Empregar adequadamente as letras maiúsculas e minúsculas. i) Dominar a ortografia da língua. j) Produzir texto coerente, sem ambiguidades e trechos desconexos.
  • Para ingresso no 1º ano do nível médio - MATEMÁTICA: a) Relações de pertinência e inclusão em conjuntos. b) União, intersecção e diferença entre conjuntos. c) Conjunto dos números naturais e suas propriedades. d) Conjunto dos números inteiros e suas propriedades. e) Conjunto dos números racionais e suas propriedades. f) Diferentes representações de números racionais. g) Dízimas periódicas e frações geratrizes. h) Conjunto dos números irracionais e suas propriedades. i) Aproximação de números irracionais por números racionais j) Conjunto dos números reais e suas propriedades. k) Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números reais. l) Propriedades da potenciação. m) Notação científica. n) Operações com radicais. o) Racionalização de denominadores. p) Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC). q) Grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais. r) Problemas de contagem. s) Porcentagem. t) Juros simples e compostos. 2) Cálculo Algébrico. a) Valor numérico de expressões algébricas. b) Operações com expressões algébricas. c) Produtos notáveis e fatoração algébrica. d) Equações do 1º grau. e) Inequações do 1º grau. f) Sistemas de equações do 1º grau. g) Equações do 2º grau. h) Inequações do 2º grau. i) Sistemas de equações do 2º grau. j) Equações fracionárias. k) Equações literais. l) Equações biquadradas. m) Equações irracionais. n) Domínio, contradomínio e conjunto imagem de funções o) Gráficos de funções p) Função afim q) Função quadrática 3) Geometria a) Medidas de comprimento, tempo, massa, temperatura e capacidade b) Medidas de área e volume c) Conversão de unidades e medida d) Segmento de reta, semirreta, reta e mediatriz e) Posições relativas entre ponto e reta f) Posição relativa entre retas g) Ângulos h) Teoremas Angular e Linear de Tales i) Teoremas da Bissetriz Interna e Externa j) Semelhança de triângulos k) Teorema de Pitágoras l) Relações métricas no triângulo retângulo m) Razões trigonométricas no triângulo retângulo n) Lei dos Senos e Lei dos Cossenos o) Polígonos p) Semelhança de polígonos q) Relações métricas nos polígonos regulares r) Circunferência s) Relações métricas na circunferência t) Perímetro e área de figuras planas 4) Estatística a) População e amostra b) Variáveis quantitativas e qualitativas c) Tabelas e gráficos estatísticos d) Medidas de tendência central. LÍNGUA PORTUGUESA: 1) Gêneros textuais (poema, cordel, contos, dissertação argumentativa, sarau, textos do cotidiano, resumo, textos digitais, letras de música, dissertação expositiva e textos regionais) a) Interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso, compreendendo o texto como um recurso multimodal b) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros c) Localizar informações implícitas em um texto d) Reconhecer as diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido e) Identificar os objetivos de textos através da relação entre tal objetivo e o percurso do autor para alcançá-lo (tese e os argumentos que a sustentam) f) Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados g) Reconhecer os efeitos desentido construídos através da escolha lexical 2) Conjunção: noções básicas / valor semântico-discursivo; frase, oração e período / perspectiva semântico-discursiva; processos de composição do período / coordenação e subordinação; orações substantivas / valor semântico-discursivo; conjunções subordinativas / valor semântico-discursivo; orações adverbiais / valor semântico-discursivo; pronome relativo / valor semântico-discursivo; orações adjetivas / valor semântico-discursivo; conjunção coordenativa / valor semântico-discursivo; orações coordenadas a) Reconhecer as relações de coordenação e subordinação no período composto b) Identificar o efeito de sentido decorrente da exploração de pronomes relativos c) Estabelecer relações de comparação semântico-discursivas presentes nos períodos d) Compreender as relações semânticas que são constituídas através de elementos de composição dos períodos e) Perceber as relações de causa e consequência oriundas do uso de recursos semânticos f) Perceber as relações de oposição ou contraste oriundas do uso de recursos semânticos 3) Regência verbal e nominal / valor semântico-discursivo; regência verbal e nominal / crase. a) Aplicar as regras de regência nominal e verbal e o uso da crase b) Aplicar as regras de colocação pronominal, de acordo com os níveis de linguagem 4) Produção Textual (Redação) a) Produzir textos de acordo com os temas propostos (adequação ao tema) b) Produzir textos de acordo com a finalidade e o objetivo comunicativo de cada proposta e gênero (adequação ao tipo textual) c) Empregar adequadamente os principais recursos coesivos (coesão) d) Produzir texto coerente, sem ambiguidade (coerência) e) Selecionar o melhor percurso argumentativo para atender ao objetivo do texto (argumentação) f) Redigir períodos completos g) Compreender o texto como um recurso multimodal (paragrafação, título, margem, alinhamento, separação silábica) h) Empregar vocabulário específico com o tipo de texto solicitado (adequação vocabular) i) Dominar a ortografia da Língua j) Empregar adequadamente os sinais de pontuação e acentuação.

Curso grátis de língua portuguesa para o concurso Exército

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do Exército nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições18/08/2021
Encerramento das inscrições24/09/2021
Prova17/10/2021
Divulgação do Gabarito18/10/2021

Notícias do concurso Exército 2021 - Colégio Militar

Edital e Anexos

Abertura (04/08/2021) Edital de abertura de inscrições (2021)

Provas Exército

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Exército Professor Biologia
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito
Exército Professor Educacao Fisica
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito
Exército Professor Quimica
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito

» Ver lista completa


Comentários

Mais Lidas