Concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) conta com 25 vagas por meio de processo seletivo de temporários
Fernando Cezar Alves Publicado em 04/12/2024, às 10h38
Foi iniciado, nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o processo de escolha da banca organizadora do novo concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), para o preenchimento de vagas temporárias, autorizado em 5 de setembro,pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, e pela ministra de estado dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. De acordo com documento divulgado no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal, as bancas interessadas poderão apresentar propostas a partir desta quarta-feira e a escolha será feita pelo critério de dispensa de licitação. Somente após este processo e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de liberação do edital. De acordo com a autorização, o certame deve ter início, no mais tardar, até 5 de março. No entanto, de acordo com cronograma indicado no projeto básico, a liberação do edital está prevista para ocorrer em janeiro.
Outras datas previstas são as seguintes:
Ao todo, a Funai oferecerá 25 vgas, com exigência de nível superior, distribuídas da seguinte forma:
As remunerações iniciais ainda devem ser confirmadas
A seleção contará com as seguintes etapas:
A aplicação das provas ocorrerá somente em Brasília, em um domingo, no mesmo horário para todos os cargos.
Última atualização 04/12/2024
Local: Brasília/DF
Órgão: FUNDACAO NACIONAL DO INDIO
Unidade compradora: 194035 - DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO - FUNAI
Modalidade da contratação: Dispensa
Amparo legal: Lei 14.133/2021, Art. 75, XV
Tipo: Aviso de Contratação Direta
Modo de disputa: Dispensa Com Disputa
Registro de preço: Não
Data de divulgação no PNCP: 04/12/2024
Situação: Divulgada no PNCP
Data de início de recebimento de propostas: 04/12/2024 10:20 (horário de Brasília)
Data fim de recebimento de propostas: 09/12/2024 09:59 (horário de Brasília)
Id contratação PNCP: 00059311000126-1-000783/2024
Fonte: Compras.gov.br
Objeto:
Contratação de instituição especializada na prestação de serviço de planejamento, organização, realização, processamento e emissão de resultado final para homologação de Processo Seletivo Simplificado (PSS), visando à contratação de 25 (vinte e cinco) agentes temporários para atender a necessidade excepcional da Funai.
Informação complementar:
Respaldo na Lei nº 14.133/2021
O último concurso Funai ainda está em andamento e faz parte do Concurso Nacional Unificado. Ao todo estão sendo oferecidas 520 vagas, para cargos de níveis médio e superior.
Dentro do total de inscritos na seleção unifcada, quase 10 mil são somente para as oportunidades oferecidas pela Fundação.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anterioresA Fundação Nacional do Índio é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal. Sua missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil. Cabe à Funai promover estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas. A Funai também coordena e implementa as políticas de proteção aos povos isolados e recém-contatados. É, ainda, seu papel promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas. Nesse campo, a Funaipromove ações de etnodesenvolvimento, conservação e a recuperação do meio ambiente nas terras indígenas, além de atuar no controle e mitigação de possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas. Compete também ao órgão estabelecer a articulação interinstitucional voltada à garantia do acesso diferenciado aos direitos sociais e de cidadania aos povos indígenas, por meio do monitoramento das políticas voltadas à seguridade social e educação escolar indígena, bem como promover o fomento e apoio aos processos educativos comunitários tradicionais e de participação e controle social. A atuação da Funai está orientada por diversos princípios, dentre os quais se destaca o reconhecimento da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos povos indígenas, buscando o alcance da plena autonomia e autodeterminação dos povos indígenas no Brasil, contribuindo para a consolidação do Estado democrático e pluriétnico.