JC Concursos

Concurso Fundação Palmares deve fazer parte da nova seleção unificada

Concurso Fundação Palmares (Fundação Cultural Palmares) será para pesquisadores, com exigência de nível superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 23/01/2025, às 12h11

Concurso Fundação Palmares deve fazer parte da nova seleção unificada
Concurso Fundação Palmares: sede da Fundação Palmares: Divulgação

O novo concurso Fundação Palmares, autorizado em 27 de dezembro, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, deve fazer parte do próximo Concurso Nacional Unificado, de acordo com as últimas informações divulgadas pela instituição. Desta forma, as definições sobre o certame devem começar a ser discutidas a partir de fevereiro, como anunciado recentemente pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck.

Ao todo, o concurso Fundação Palmares contará com uma oferta de 10 vagas para o cargo de pesquisador, com exigência de nível superior. As exigências específicas deverão ser divulgadas com a liberação do edital, bem como a respecitiva remuneração, que deve variar com a titulação do servidor.

Concurso Fundação Palmares: saiba como foi a última seleção

O último concurso Fundação Palmares foi realizado em 2013, há mais de uma década, e ofertou 13 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. A organização ficou sob a responsabilidade da Cetro Concursos, que conduziu as etapas do certame.

Para o nível médio foram disponibilizadas 4 vagas para o cargo de operacional administrativo

Para nivel superior, os cargos foram os seguintes, com respecitva oferta de vagas:

A prova para ensino médio contou com 60 questões, da seguinte forma:

Para nível superior:

Além das provas objetivas, todos os candidatos foram submetidos a uma prova discursiva, que envolvia uma questão sobre a valorização, promoção e proteção da cultura negra brasileira. Esse foco está em sintonia com a missão da Fundação, que busca promover a cultura afro-brasileira e valorizar a história e os direitos da população negra.

As provas foram aplicadas exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal, e a lotação dos aprovados também foi prevista para essa cidade.

concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores