Concurso Fundaj: ministro Camilo Santana anuncia nova seleção para 92 vagas

Concurso Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), vinculado ao Ministério da Educação, deve ser realizado em breve, cargos serão confirmados

Fernando Cezar Alves   Publicado em 28/08/2025, às 10h53

Concurso Fundaj ministro Camilo Santana facebook

Um novo concurso Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), vinculado ao Ministério da Educação, deve ser realizado, em breve, para o preenchimento de 92 vagas. A seleção foi anunciada na última quarta-feira, 27 de agosto, pelo ministro Camilo Santana, em evento realizado na instituição, em Recife PE. Porém, ainda não há uma definição de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.

Sobre o novo concurso Fundaj, disse o ministro:

"Nós vamos ter aqui 92 vagas para a Fundaj. Essa é uma forma de reconhecer. É um reconhecimento do trabalho."

A expectativa é de que o certame seja efetivamente autorizado em breve, pelo Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. Com isso poderá ser confirmada a distribuição de vagas pelos respectivos cargos. Somente então poderá ser formada a comissão responsável pela elaboração do edital e pela escolha da banca responsável pela aplicação das provas. Com estes procedimentos poderá ser confirmada a data precisa de início do certame.

Concurso Fundaj: instituição faz parte do certame unificado

O último concurso Fundaj é recente e faz parte da segunda edição do Concurso Nacional Unificado. Neste caso foram oferecidas 20 vagas para o cargo de pesquisador.

A seleção contou com as seguintes etapas:

Antes disso, uma seleção havia sido realizada em 2006, com uma oferta de 45 vagas, para cargos de nível superior. A banca foi a Covest.

As oportunidades foram para os seguintes cargos:

Para todos os cargos, a prova objetiva contou com 64 questões.

Para pesquisador adjunto, a distribuição foi a seguinte:

Para pesquisador assistente:

Por fim, para analistas:

     

concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores