Avaliação objetiva do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo estava inicialmente agendada para 16 de agosto. Exame cobrará a cobrará a resolução de 80 questões de múltipla escolha
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 11/08/2020, às 10h36 - Atualizado às 10h38
Inicialmente agendada para 16 de agosto, a prova do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, foi temporariamente adiada como medida de prevenção contra a pandemia de coronavírus.
Estão em disputa 160 vagas na corporação, sendo 40 imediatas e 120 para cadastro reserva. As oportunidades são destinadas a candidatos de ambos os sexos e exigem ensino médio completo.
O processo seletivo é organizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (21) 2532-9638.
A avaliação objetiva cobrará a resolução de 80 questões de múltipla escolha em, no máximo, três horas e meia. O conteúdo programático abrange:
Além da prova escrita, as demais etapas da seleção incluem: exame de aptidão física, avaliação psicológica, preenchimento de questionário para investigação social e exame médico.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo
concursos abertos concursos 2023 concursos rj (rio de janeiro) provas anterioresO Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.