Novo concurso IAP PR (Instituto Ambiental do Paraná) terá oportunidades nas carreiras de agente profissional e agente de execução
Redação | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 03/09/2019, às 13h08 - Atualizado às 13h24
Foi publicado no Diário Oficial o despacho do governador Ratinho Junior que libera a autorização do concurso IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para o preenchimento de 151 vagas em seu quadro de pessoal.
Do total de oportunidades liberadas, 104 destinam-se à carreira de agente profissional, enquanto as demais 47 chances são para o cargo de agente de execução.
Em 2018, o órgão chegou a receber uma autorização do certame, mas a seleção não ocorreu devido à reforma administrativa, em que fundiu o IAP com o Instituto de Cartografia e Geologia do Paraná e o Instituto das Águas.
A colocação de agente de execução do concurso IAP exige certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Já o posto de agente profissional aceita formação superior e está distribuído entre vários cargos, como administrador, biólogo, engenheiro, analista de sistemas, veterinário, químido, psicólogo e sociólogo.
Conforme consta na última tabela vigente do Portal do Servidor do Paraná, publicada em 2016, os vencimentos iniciais correspondem a R$1.523,85 para agente de execução e a R$ 9.432,57 para agente profissional.
O IAP surgiu com a fusão Superintendência dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma) e o Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF). Seus servidores ingressaram pela última vez em 1990, quando foi realizado um concurso e dois anos antes de sua criação.
O quadro do órgão está cada vez menor e há uma crítica defasagem de servidores. Para piorar a situação, 108 profissionais recebem o abono permanência do Governo, que é o benefícios pago aqueles que seguem trabalhando mesmo com tempo suficiente para se aposentar.
+ O JC Concursos acompanha todos os detalhes deste certame na página do concurso IAP.
concursos concursos publicos concursos pr (paraná) provas anterioresOs órgãos ambientais do Estado do Paraná (ITCG - Instituto de Terras, Cartografia e Geologia, Águas Paraná e IAP - Instituto Ambiental do Paraná) estão agora reunidos no novo IAT (Instituto Água e Terra).
O IAT tem como objetivo conceder e monitorar o Licenciamento Ambiental, Autorização Ambiental e Outorga de Recursos Hídricos de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.