Publicado: 11/05/2018 - 09:17 | Atualizado: 11/05/2018 - 09:20
Publicado: 11/05/2018 - 09:17 | Atualizado: 11/05/2018 - 09:20

TJ/PR encerra hoje inscrições de concurso para técnico

Com 114 oportunidades, concurso do TJ/PR cobra nível médio e paga R$ 5,7 mil, além de benefícios. Candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva

Em todo o Estado

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) encerra às 23h desta sexta-feira (11) as inscrições do concurso público para técnico judiciário. A seleção foi retomada neste mês com reajuste no número de vagas, que passou de 100 para 114.

As candidaturas devem ser registradas por meio do site https://concursos.tjpr.jus.br/portletforms/publico/frm.do?idFormulario=416. A taxa permanece em R$ 100.

Destinada a profissionais com ensino médio completo, a carreira tem remuneração inicial de R$ 5.741,58, mais os benefícios de auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

De acordo com o órgão, o aumento das vagas foi necessário para ampliar de 10% para 20% o percentual de chances reservadas a negros, em cumprimento à resolução 203/2015 do Conselho Nacional de Justiça. Outros 5% dos empregos são para a cota de pessoas com deficiência.

Com isso, candidatos já inscritos no concurso do TJ/PR que pretendem concorrer como negro e pessoa com deficiência devem retificar a inscrição preenchendo formulário próprio, indicando que fazem parte das duas cotas.

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A retomada da seleção acontece após mais de um ano da divulgação do edital, em janeiro de 2017. Em um mês de inscrições, finalizadas em fevereiro, foram registradas mais de 141 mil candidaturas. A última publicação oficial do certame, em setembro, adiou a prova objetiva, inicialmente prevista para o terceiro semestre do ano passado, para 2018, mas sem definir uma data específica.


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Os candidatos já inscritos que desistirem de participar do concurso do TJ/PR poderão requerer a devolução do valor entre 14 de maio e 12 de junho, mediante o preenchimento de formulário direcionado à Coordenadoria de Arrecadação e Fiscalização dos Fundos Especiais do Poder Judiciário, disponível no endereço: https://concursos.tjpr.jus.br/portletforms/publico/frm.do?idFormulario=418.

Detalhes sobre a prova do concurso do TJ/PR 2018

Os participantes do concurso do TJ/PR serão avaliados em etapa única, por meio de prova com 60 perguntas de múltipla escolha sobre língua portuguesa (20), matemática (15), noções de direito e legislação (15), informática (5) e atualidades (5), além de uma questão discursiva.

Com duração de cinco horas, o exame será aplicado em Curitiba. A convocação para o teste será divulgada com antecedência mínima de 30 dias de sua realização, no site do Tribunal de Justiça.

De acordo com o edital, o concurso do TJ/PR terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão.

Concurso TJ/PR: atribuições do técnico judiciário

Executar tarefas de suporte técnico, judiciário e administrativo e apoio em geral ao adequado funcionamento das Secretarias, prestar atendimento ao público, auxiliar na escrituração de livros, redigir e assinar ofícios, mandados, editais e demais atos da Secretaria, efetuar a autuação, cadastramento e arquivamento de processos, auxiliar na movimentação processual, auxiliar no cumprimento de decisões judiciais, fazer a juntada de documentos e petições, auxiliar nas audiências com serviços de digitação ou datilografia, apregoar as partes nas audiências, auxiliar na expedição e recebimento de processos, documentos e correspondências, zela pela manutenção e controle de processos, documentos, livros e arquivos sob sua guarda, auxiliar no apensamento, desapensamento e reunião de processos, executar outras tarefas correlatas a critério de seu superior hierárquico.

APOSTILAS CONCUIRSO TJ/PR 2018 -  TÉCNICO JUDICIÁRIO

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Atualizado: 12/06/2018 - 12:40

BACEN: novo CONCURSO é necessário para evitar defasagem

A solicitação de concurso do Banco Central conta com oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Níveis médio e superior, com iniciais de até R$ 17,7 mil

990 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Aumenta cada vez mais a expectativa para que seja liberada a autorização para o novo concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Um pedido para o preenchimento de 990 vagas já foi encaminhado e está em análise.

Do total de oportunidades solicitadas pelo Bacen ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), 800 se destinam à carreira de analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

Um motivos para que seja realizado em breve o concurso do Banco Central é a sua grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio e oferece salário inicial de R$ 6.463,44. Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 12/06/2018 - 09:52

Concurso IPHAN: SAIU edital para 411 vagas

Com inscrições a partir de 18 de junho, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Foi divulgado nesta terça-feira (12) o edital do novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

 

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA
APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR


As inscrições para o concurso do Iphan abrem às 10h de 18 de junho e se encerram às 18h de 9 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 07/06/2018 - 11:40

AGU: pedido de concurso tem 12 avanços em um dia

Embora a AGU tenha confirmado aval do ministério para o preenchimento de 100 oportunidades, o processo ainda tramita internamente no órgão

 Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O pedido de autorização do novo concurso público 2018 da Advocacia Geral da União (AGU) contou com doze avanços no  Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) somente na última quarta-feira, 6 de junho. Mesmo na manhã de hoje, dia 7, o processo já teve mais um movimento interno no órgão, quando foi recebido para análise na Coordenação Geral de Despesas de Pessoal e Sentenças.A expectativa é de que a seleção seja finalmente autorizada pelo MPDG no decorrer das próximas semanas.

Na quarta-feira, dia 6, o processo saiu da Divisão de Concursos Públicos e teve diversas passagens pela Secretaria de Orçamento Federal, gabinete do ministro, Secretaria Adjunta de Assuntos Fiscais, Coordenação Geral de Despesas de Pessoal e Sentenças, para onde retornou, nesta quinta, e Secretaria Adjunta de Assuntos Fiscais.   O pedido encaminhado pelo órgão é de 1.364 vagas. Porém, em julho de 2017, a AGU chegou a anunciar, por meio de sua assessoria de imprensa, que a seleção já havia sido autorizada pelo MPDG, para o preenchimento de 100 oportunidades. No entanto, a autorização não chegou a ser efetivamente publicada em diário oficial na ocasião e processo do pedido continua tramitando internamente no ministério.   “A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.   De acordo com informações da assessoria de imprensa da AGU, a seleção contará com oportunidades de níveis médio e superior, mas a distribuição por escolaridade ainda será confirmada. Mas já está certo que serão para áreas de apoio às carreiras jurídicas do órgão.    As remunerações iniciais, já confirmadas, serão de R$ 4.100 para cargos com exigência de ensino médio e R$ 6.200 para aqueles com exigência de nível superior, considerando vencimentos básicos e gratificações.

 

Cargos solicitados pela AGU

  Embora a distribuição das vagas imediatas e cadastros ainda não tenha sido confirmada, a expectativa é de que sejam para as carreiras do pedido de 1.364 postos encaminhado ao Ministério do Planejamento. Do total solicitado, 782 foram para cargos de ensino médio e 582 para nível superior.   Para ensino médio, o pedido foi para os cargos de assistente técnico administrativo (com 349 vagas) e técnico em contabilidade (433). Desta forma, a expectativa é de que as duas carreiras constem na nova seleção, embora com oferta menor de vagas.   Para nível superior, o pedido foi para os cargos de administrador (170), analista de sistemas (38), analista técnico administrativo (20), arquivista (17), bibliotecário (18), engenheiro (15), contador (258), estatístico (16), médico (9), técnico em assuntos educacionais (10) e técnico em comunicação social (11).   

Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

concurso-AGU

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

Atualizado: 05/06/2018 - 11:30

Renascença PR inscreve para concurso com 11 vagas

Com salários que chegam a R$ 14,1 mil, chances no concurso da Prefeitura de Renascença estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Até 12/6

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Seguem abertas até a próxima terça-feira (12) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Renascença, no Paraná, destinado a preencher 11 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 1.144,78 a R$ 14.101.29.

 

Profissionais com ensino fundamental têm chance como auxiliar de serviços gerais (1 + CR). 

 

Nível médio é requisito para auxiliar de farmácia (1), escriturário (CR), telefonista (CR) e técnico em saúde bucal (1) - função que também requer formação técnica.

 

Docentes com escolaridade a partir do ensino médio (magistério) podem concorrer como professor (CR) e professor de educação infantil (CR).   

 

Em nível superior há oportunidades para educador físico (1), farmacêutico/bioquímico (1), médico (2), pediatra (1), nutricionista (1) e psicólogo (2).

 

Concurso Prefeitura Renascença 2018: inscrições e provas

 

As inscrições devem ser efetuadas pelo site do Instituto Saber (www.saber.srv.br), banca que organiza a seleção. As taxas custam R$ 50 (ensino fundamental), R$ 100 (médio) e R$ 150 (superior).

 

O processo seletivo envolverá duas etapas: prova objetiva (todos os cargos) e avaliação de títulos (somente para professor), ambas em 8 de julho.

 

O concurso da Prefeitura de Renascença terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

 

Atribuições do escriturário no concurso da Prefeitura de Renascença 2018

 

Receber, registrar, protocolar, despachar, classificar e arquivar documentos e volumes; redigir correspondências de natureza simples; realizar serviços de digitação, datilografia e controle diversos; recepcionar pessoas; requisitar serviços de reprografia; transmitir e receber fax e e-mail; recepcionar e expedir listagens aos usuários. Classificar e arquivar correspondências, relatórios, planilhas, fichas e outros documentos, efetuando triagem, ordenando, grampeando e etiquetando, para fins de controle, facilitar sua localização; Receber, registrar e encaminhar correspondências, faturas, ordens de serviços, listagens e outros documentos, separando, conferindo e registrando dados de identificação, para fins de controle de documentação e prosseguimento do processo de trabalho; Protocolar e despachar documentos e volumes efetuando registros quanto à quantidade, especificações, destino, data e outras informações e acondicionando-os em embalagens apropriadas, a fim de evitar extravios e possibilitar o encaminhamento aos interessados; Digitar ou datilografar correspondências, tabelas, relatórios, circulares, memorandos, apostilas, formulários e outros documentos, transcrevendo dados manuscritos, impressos e seguindo padrões estabelecidos de estética e apresentação, a fim de atender as exigências de trabalho do órgão; Efetuar levantamentos referentes a assuntos diversos, coletando e registrando dados, a fim de serem utilizados pelos órgãos competentes; Redigir correspondência de natureza simples, desenvolvendo assuntos rotineiros, a fim de obter e/ou prestar informações; controlar o material de expediente, ferramentas e instrumentos utilizados na área, registrando quantidade, qualidade e consumo dos mesmos, preparando requisições, conferindo e entregando quando solicitado, a fim de atender às necessidades da área e do andamento dos trabalhos; Realizar controles diversos dentro de sua área de atuação recebendo comunicados ou procedendo o levantamento de dados, e efetuando os registros pertinentes, a fim de possibilitar o acompanhamento dos serviços; Providenciar a duplicação de documentos, preenchendo requisições, angariando assinaturas, a fim de atender às necessidades do serviço; Transmitir e receber fax e e-mail; Efetuar a recepção e expedição de listagens e trabalhos processados, verificando prazos de entrega, qualidade e remetendo aos usuários. Executar outras tarefas compatíveis com as previstas no cargo e/ou com as necessidades das Secretarias Municipais.

Atualizado: 04/06/2018 - 11:50

Concurso Ibram: novo pedido é avaliado no Planejamento

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

313 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Está em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o novo pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

As oportunidades apresentadas no requerimento estão distribuídas da seguinte maneira: 73 para assistente técnico, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

Último concurso do Ibram

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

Atualizado: 04/06/2018 - 10:44

Aberto concurso para 14 vagas em Vitorino PR

Chances no concurso da Prefeitura de Vitorino são destinadas a profissionais alfabetizados e de níveis médio e superior de ensino. Inscrições vão até 8 de junho

Dois editais

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encerra-se ao meio-dia da próxima sexta-feira (8) o período de inscrições para o concurso da Prefeitura de Vitorino, no Paraná, com oferta de 14 vagas, além de chances para cadastro reserva (CR). Distribuídos entre dois editais, os empregos apresentam salários que vão de R$ 954 a R$ 9.178,18.

 

Profissionais alfabetizados podem concorrer como agente de apoio operacional (CR) e agente de operação de veículos e equipamentos rodoviários (CR).

 

Ensino médio é requisito para agente de endemias (CR), atendente de farmácia (1), auxiliar de cirurgião dentista (1), técnico de apoio administrativo (CR), técnico de apoio de controle interno (1), técnico em enfermagem (1), técnico em enfermagem II (1), técnico em informática (1), técnico em segurança do trabalho (1) e técnico em vigilância sanitária (CR).  

 

Em nível superior há oportunidades para analista administrativo (CR), analista de recursos humanos (CR), enfermeiro (1), engenheiro agrônomo (CR), farmacêutico (CR), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (CR), médico clínico geral (CR), ginecologista e obstetra (CR), veterinário (CR), psicólogo clínico (1), psicopedagogo (1) e professor nas áreas de anos iniciais do ensino fundamental (1), inglês (1) e artes (1).

 

Concurso Prefeitura Vitorino: inscrições e provas

 

As inscrições devem ser efetuadas pelo site da Objetiva Concursos (www.objetivas.com.br), banca que organiza a seleção. As taxas de participação variam de R$ 50 a R$ 110.

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 15 de julho, prática (agente de operação de veículos e equipamentos rodoviários), em 26 de agosto, e de títulos (funções de nível superior), em período a ser definido.

 

De acordo com os editais, o concurso da Prefeitura de Vitorino terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Atualizado: 29/05/2018 - 14:44

Concurso MPF: segue em análise PL que cria 842 vagas

Proposta tem o objetivo de criar oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Ofertas são para concurso do MPF, além do MPU

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Ainda está em avaliação na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) n° 6006/2016, que visa a criar 842 vagas efetivas para o quadro de pessoal do Ministério Público Federal (MPF). As chances são para todo o país e estão distribuídas entre três cargos.

O próximo passo para o avanço da proposta é eleger um novo relator, já que o anterior devolveu o PL sem nenhuma manifestação. O documento se encontra na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

Consta no PL que, das oportunidades, 501 são para técnico, 207 para analista e 134 para procurador. Vale ressaltar que os cargos de técnico e analista são preenchidos por meio de concurso do MPU, que depois fica com a responsabilidade de lotar as chances no quadro do MPF.

Para concorrer à carreira de técnico é preciso ter certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, enquanto a colocação de analista aceita profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. As remunerações correspondem a R$ 6.167,99 para técnico e a R$ 10.119,93 para analista, sem incluir os seguintes benefícios: R$ 884 de vale-alimentação, R$ 699 de assistência pré-escolar, R$ 181,77 de auxílio-transporte, além de assistências médica e odontológica.

Já o posto de procurador regional da República exige bacharelado em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção da graduação. O salário inicial oferecido é de R$ 28.947,55

O projeto de lei que prevê, consequentemente, a realização de um novo concurso do MPF ainda será avaliado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Após ser aprovado em todas as comissões, o documento irá ser avaliado pelo Plenário e, em seguida, irá para o Senado Federal. Por isso, haverá a sanção por parte do presidente da República.

 

Último concurso do MPF

 

No final de 2016, o MPF lançou edital com 82 vagas para procurador espalhadas pelas seguintes cidades: Maceió/AL (1), Arapiraca/AL (1), Laranjal do Jari/AP (1), Oiapoque/AP (1), Manaus/AM (3), Bom Jesus da Lapa/BA (1), Jequié/BA (1), Paulo Afonso/BA (1), Fortaleza/CE (1), Crateús/CE (1), Maracanaú/CE (1), Brasília/DF (1), Goiânia/GO (1), Anápolis/GO (1), Itumbiara/GO (1), São Luís/MA (1), Imperatriz/MA (1), Juína/MT (1), Campo Grande/MS (1), Belo Horizonte/MG (1), Ituiutaba/MG (1), Janaúba/MG (1), Manhuaçu/MG (1), Poços de Caldas/MG (1), Teófilo Otoni/MG (1), Belém/PA (1), Itaituba/PA (1), Marabá/PA (1), Tucuruí/PA (1), João Pessoa/PB (1), Guarabira/PB (1), Curitiba/PR (2), Campo Mourão/PR (1), Cascavel/PR (1), Guarapuava/PR (1), Recife/PE (1), Cabo de Santo Agostinho/PE (1), Goiana/PE (1), Jaboatão/PE (1), Salgueiro/PE (1), Teresina/PI (1), Corrente/PI (1), São Raimundo Nonato/PI (1), Rio de Janeiro/RJ (4), Macaé/RJ (1), Volta Redonda/RJ (1), Natal/RN (1), Ceará-Mirim/RN (1), Porto Alegre/RS (3), Erechim/RS (1), Novo Hamburgo/RS (1), Palmeiras das Missões/RS (1), Porto Velho/RO (2), Vilhena/RO (1), Boa Vista/RR (1), Florianópolis/SC (1), Blumenau/SC (1), Chapecó/SC (1), Itajaí/SC (1), São Paulo/SP (2), Andradina/SP (1), Bauru/SP (1), Campinas/SP (1), Catanduva/SP (1), Limeira/SP (1), Lins/SP (1), Osasco/SP (1), Registro/SP (1), São José do Rio Preto/SP (1), Lagarto/SE (1), Propriá/SE (1) e Gurupi/TO (1).

Em março deste ano serão aplicadas as provas objetivas com questões de múltipla escolha em todas as capitais do Estado, mais o Distrito Federal. Ainda haverá provas subjetivas, inscrição definitiva, análise de títulos e testes orais.

 

Último concurso do MPU

 

MPU realizou concurso, em 2013, com 263 oportunidades, além de cadastro reserva, para técnico e analista. Sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo constou de duas provas objetivas (uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 questões de conhecimentos específicos) para todos os participantes e teste discursivo para analista.

As 35 ofertas de técnico estavam distribuídas entre as especialidades de tecnologia da informação e comunicação, enfermagem e saúde bucal. No caso de analista, as 228 chances envolveram as áreas de arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, educação, estatística, finanças e controle, gestão pública, planejamento e orçamento, clínica médica, psiquiatria, antropologia, arquitetura, contabilidade, economia, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia sanitária, geografia, medicina, medicina do trabalho, oceanografia, enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social, tecnologia da informação e comunicação (desenvolvimento de sistemas ou suporte e infraestrutura. 

O edital do concurso do MPU teve ofertas no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Atualizado: 29/05/2018 - 11:52

IBGE: presidente ALERTA necessidade de novo concurso

Solicitação de concurso do IBGE é para a abertura de oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Pedido para 1.800 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No dia 14 de maio, o presidente do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, havia reconhecido a necessidade urgente da realização de novo concurso público para efetivos. Depois, durante o II Congresso Democrático sobre o IBGE, realizado em 25 e 28 de maio, ele voltou a alertar sobre situação grave do órgão sem a contratação de novos servidores  

Olinto ressaltou que "“é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”. O dirigente reforçará pedido junto junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para que a autorização seja concedida em breve para que o edital saia ainda em 2018.

  Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.800 vagas efetivas, sendo 1.200 destinadas ao cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas e as outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

  Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu 23 movimentações dentro da Pasta.

  O edital do concurso IBGE 2018 só será publicado quando receber autorização do MPDG.  

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

  A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.   Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.  

Último concurso IBGE para efetivos

  No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).   Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.   O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

Atualizado: 29/05/2018 - 11:41

Seju PR: autorizado concurso para 69 vagas

Oportunidades são para diversos cargos, já definidos, destinados para a área de saúde do sistema socioeducativo

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, autorizou, na última segunda-feira, 28 de maio, a realização de novo concurso público para o Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), vinculado à Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju/PR). Ao todo serão oferecidas 69 vagas, destinadas a cargos com exigência de níveis médio e superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas. As oportunidades serão para a área de saúde do sistema socioeducativo        

Com a autorização do concurso, os próximos passos são formar a comissão organizadora e, posteriormente, definir a banca responsável pela aplicação das provas. Somente então será anunciada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.


 Do total de oportunidades, 19 serão para o cargo de agente de execução, função de técnico de enfermagem; 19 para agente profissional, função psicólogo; 14 para agente profissional, função de médico; sete para o cargo de agente profissional, função de terapeuta ocupacional; seis para agente profissional, função de enfermeiro; e quatro para o cargo de agente profissional, função de odontólogo.


De acordo com a governadora, as oportunidades serão para o atendimento nas áreas de saúde, com prioridade aos atendimentos nas unidades de socioeducação, com o objetivo de priorizar a garantia dos direitos do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas.


Segundo o secretário estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, os profissionais contratados deverão substituir aqueles que hoje atuam nos Centros de Socioeducação.
O último concurso do órgão ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 411 vagas para o cargo de educador social. Desde então, o órgão tem realizados processos seletivos para contratações em regime temporário.            
 

Atualizado: 28/05/2018 - 11:52

Ministério da Fazenda: pedido com 1.301 vagas em ANÁLISE

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Em avaliação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Ministério da Fazenda (MF), que solicitou autorização de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A expectativa é de que a autorização do concurso do MF seja concedida ainda em 2018, já que apresenta um déficit de 3.999 servidores, sendo 3.062 para nível médio e 937 para superior.

As oportunidades requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Outras oportunidades na solicitação de concurso

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Último concurso do Ministério da Fazenda

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Atualizado: 28/05/2018 - 10:39

Concurso INSS: REFORÇADO pedido para 10.468 vagas

Solicitação de concurso do INSS contempla os excedentes da seleção vigente e a realização de novo processo seletivo para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reforçou o pedido de abertura de novo concurso público junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). O documento, encaminhado no início de maio, solicita autorização urgente para o preenchimento de 10.468 vagas, número inferior ao requerido no ano passado, de 16.548 oportunidades.

As chances requeridas são para os cargos de técnico do seguro social (6.034 vagas), analista do seguro social (2.222) e perito médico previdenciário (2.212). Tais ofertas são para novo certame e a convocação de remanescentes.

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Das vagas solicitadas inicialmente no pedido do concurso INSS 2018/2019, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.

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Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).

A expectativa é de que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão libere o mais rápido possível a autorização para que o novo concurso do INSS aconteça entre 2018 e 2019.

 

Sobre os cargos do novo concurso do INSS 2018/2019

 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

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Defasagem de pessoal no INSS

 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:
O sabor de ser primeiro lugar no INSS

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Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

 

Último concurso do INSS

 

No final de 2015, foi lançado o edital do concurso do INSS para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado. A validade do certame vai encerrar em meados de 2018.

O último concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

 

Atribuições do técnico e analista do seguro social

 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

 

Atualizado: 25/05/2018 - 14:46

Concurso LIQUIGÁS: PROVAS confirmadas para domingo (27)

Oportunidades do concurso da Liquigás estão distribuídas entre 20 Estados. As remunerações iniciais oferecidas chegam a R$ 4,8 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A assessoria de imprensa da Fundação Cesgranrio confirmou que as provas objetivas do concurso da Liquigás Distribuidora S.A serão aplicadas neste domingo, dia 27 de maio. O cartão com os locais da avaliação estão disponíveis no endereço eletrônico da banca organizadora: www.cesgranrio.org.br. 

 

A prova objetiva versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. A avaliação será aplicada nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

O candidato deverá chegar ao local das provas com uma hora de antecedência munido de cartão de confirmação de inscrição, do documento de identidade original e de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. As provas terão duração de três horas para o cargo de nível fundamental completo, quatro horas para nível médio e 4h30 para nível superior. 

Os gabaritos serão divulgados no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, na página da Fundação Cesgranrio.

 

Mais informações sobre o concurso Liquigás 2018

 

A seleção visa o preenchimento de 794 vagas, sendo 99 imediatas e 695 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. A lotação ocorrerá nos Estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Maranhão, Sergipe e Paraíba.

 

Somente no Estado de São Paulo são oferecidas 219 vagas, distribuídas entre a capital e as cidades de Paulínia, Barueri, Mauá, Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL / MÉDIO E SUPERIOR

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para a função de conferente I (2 vagas + 10 CR). O salário inicial é de R$ 1.733,36.

APOSTILAS CON CURSO LIQUIGÁS 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO

 

Aqueles que têm o ensino médio e/ou curso técnico estão aptos às carreiras de ajudante de motorista granel I (11 + 55 CR), assistente administrativo I (27 + 205 CR), motorista de caminhão granel I (16 + 100 CR), oficial de manutenção I elétrica (8 + 40 CR), oficial de manutenção I eletrônica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (7 + 45 CR), operador de gás I (1 + 5 CR), técnico de instalações I (3 + 15 CR), técnico de segurança do trabalho I (4 + 25 CR) e técnico químico I (1 + 15 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.


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Para nível superior, as chances no concurso da Liquigás são para profissional de vendas Junior (12 + 115 CR), profissional Junior - administração (4 + 45 CR), profissional Junior - auditoria (1 + 5 CR) e profissional Junior - ciências contábeis (1 + 10 CR). As remunerações variam de R$ 3.583,26 a R$ 4.894,08.

Atualizado: 21/05/2018 - 11:26

Nova Cantu/PR realiza concurso com 32 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Nova Cantu estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições terminam em 28 de maio

Salários até R$ 7,6 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Nova Cantu, no Estado do Paraná, abriu concurso público destinado a preencher 32 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários vão de R$ 1.052,25 a R$ 7.683,67.

 

As carreiras de operador de máquinas (1 posto) e servente geral (5) admitem profissionais alfabetizados. 

 

Em nível fundamental há oportunidades para agente de combate a endemias (1), agente comunitário de saúde (2), eletricista (1), mestre de obras (1), motorista (2) e vigia (1). 

 

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Nova Cantu para agente administrativo (1), assistente administrativo (CR), auxiliar de saúde bucal (1), professor (5), fiscal de tributos (1), técnico agrícola (1) e técnico de enfermagem (2) - as duas últimas funções também exigem formação técnica.

 

Estão em disputa postos de ensino superior para assistente social (1), arquiteto e urbanista (1), contador (CR), odontólogo (CR), engenheiro civil (CR), enfermeiro padrão (1), farmacêutico (CR), fisioterapeuta (1), fonoaudióloga (1), médico (1), veterinário (1), professor de educação física (CR) e psicólogo (CR). 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Nova Cantu

 

As inscrições podem ser realizadas até 28 de maio, por meio do site www.alfaumuarama.com.br/concursos. As taxas custam R$ 50 (nível fundamental), 100 (médio) e R$ 150 (superior). 

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 24 de junho, prática (eletricista, motorista, mestre de obras e operador de máquinas), física (agente de combate a endemias, agente comunitário de saúde, servente geral e vigia) e de títulos (professor), em 8 de julho.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Nova Cantu terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Principais atribuições do servente geral no concurso da Prefeitura de Nova Cantu 2018

 

Fazer trabalhos de limpeza nas diversas dependências dos prédios da Prefeitura, ruas, avenidas, praças, centros esportivos, escolas, parques e demais dependências municipais; - Executar trabalhos de abertura de buracos, brocas com uso de trados e recortes em alvenaria para passagem de rede de água, esgoto e galerias de águas pluviais utilizando de picareta, enxada, pá e outros equipamentos manuais, elétricos ou mecânicos devidos; - Executar trabalhos de auxílio em construções de alvenaria e hidráulica; - Preparar e carregar concreto e/ou argamassa para reboco; - Preparar o terreno para execução de calçadas e similares; - Ajudar a preparar escoramento, colocação e concretagem de laje; - Plantar de grama, desde a preparação até a cobertura; - Executar trabalhos de carga e descarga de caminhões e similares; Executar trabalhos de roçagem e capina em terrenos baldios, ruas, rodovias e logradouros públicos, bem como providenciar o rastelamento da sujeira restante e seu devido acondicionamento para transporte; - Carregar carretas ou caminhões;

Atualizado: 17/05/2018 - 10:34

Altamira do Paraná inscreve para concurso com seis vagas

Concurso da Prefeitura de Altamira do Paraná preencherá postos em cargos de técnico em higiene dental, farmacêutico e médico. Salários chegam a R$ 8,1 mil

Até 19/5

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Seguem abertas até as 23h30 deste sábado (19) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Altamira do Paraná, no interior paranaense, destinado a preencher seis vagas.

 

O cargo de técnico em higiene dental (2 postos e salário de R$ 1.016,61) exige ensino médio e registro no conselho da categoria.

 

Em nível superior há oportunidades para farmacêutico (2 - R$ 1.990,98), médico clínico geral (1 - R$ 6.137,62) e médico ginecologista e obstetra (1 - R$ 8.117).

 

O formulário de inscrição está disponível no site https://datagama.listaeditais.com.br/. São cobradas taxas de R$ 50 (técnico) e R$ 100 (demais funções).

 

Concurso Altamira do Paraná: avaliação e validade

 

Em 24 de junho, a partir das 14h, os candidatos farão prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Altamira do Paraná terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do técnico em higiene dental no concurso da Prefeitura de Altamira do Paraná

 

Atua sob a supervisão de um cirurgião-dentista, colaborando em pesquisas, auxiliando o profissional em seu atendimento de consultório, desenvolvendo atividades de odontologia sanitária e compondo a equipe de saúde em nível local, a fim de dar apoio às atividades próprias do profissional de odontologia. Recebe os pacientes com horários previamente marcados, identificando suas necessidades; Realiza trabalho de escovação dentária supervisionada, para que o público infantil consiga fazer uma higiene bucal eficaz; Faz aplicações tópicas de flúor e selante nos pacientes, mediante indicação do odontólogo; Presta instruções aos pacientes, sobre cuidados necessários após a aplicação de flúor nos dentes; Faz o acabamento de restauração dentária, ou seja, o fechamento dos dentes; Ministra palestras sobre saúde bucal com demonstração de escovação nas escolas; Supervisiona a aplicação de flúor nas escolas; Realiza a raspagem da placa bacteriana; Marca os procedimentos realizados, na ficha de cada paciente, que assegurem uma sequência ordenada do trabalho; Elabora relatório mensal dos serviços realizados na área odontológica, bem como nas aplicações de flúor; Participa de programas educativos de saúde bucal, transmitindo noções de higiene, prevenção e tratamento das doenças orais, para orientar pacientes ou grupos de pacientes; Executa tarefas de apoio, realizando testes de vitalidade pulpar e procedendo à tomada e revelação de radiografias intra-orais para subsidiar decisões do profissional responsável; Aplica conhecimentos específicos, executando a remoção de indutos, placas e tártaro supragengival, fazendo a aplicação tópica de substâncias e realizando demonstrações de técnicas de escovagem, para contribuir na prevenção da cárie dental; Desenvolve atividades complementares, inserindo e condensando substâncias restauradoras, confeccionando modelos, polindo restaurações, removendo suturas, preparando moldeiras e substâncias restauradoras e de moldagens, para contribuir em atividades próprias do consultório; Colabora em levantamentos e estudos epidemiológicos, coordenando, monitorando e anotando informações para colaborar no levantamento de dados e estatísticas; Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho; Executa outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Atualizado: 16/05/2018 - 11:40

Fozprev/PR divulga edital de concurso com seis vagas

Ofertas do concurso da Foz Previdência (Fozprev) estão distribuídas entre os cargos de assistente, analista e procurador. A lotação ocorrerá no município de Foz do Iguaçu/PR

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No município de Foz do Iguaçu, localizado no Estado do Paraná, a Foz Previdência, denominada Fozprev, divulgou um novo edital de concurso público. A seleção é destinada ao provimento de seis vagas para cargos de ensinos médio e superior, além de formação de cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades.

 

A função de assistente previdenciário (1 vaga + CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.233,74.

 

Para nível superior, as chances são para os postos de procurador jurídico (CR) e analista previdenciário nas especialidades de arquivologia (1 + CR), ciências contábeis (2 + CR), geral (1 + CR), serviço social (CR) e sistemas de informação (1 + CR). As remunerações são de R$ 7.171,21 para procurador e R$ 3.584,53 para analista.

APOSTILA CONCURSO FOZPREV 2018 - ASSISTENTE PREVIDENCIÁRIO

As inscrições serão recebidas entre os dias 21 de maio e 19 de junho. A ficha cadastral estará disponível no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 para ensino médio e R$ 90 para formação superior.

 

O concurso da Fozprev/PR será constituído de duas etapas: prova teórica de conhecimentos para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para procurador jurídico, unicamente classificatória.

 

A prova teórica de conhecimentos será composta por questões objetivas e discursivas que versarão sobre as matérias de língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, noções de administração pública, legislação, conhecimentos específicos, redação e/ou parecer jurídico.

 

Com quatro horas de duração, a avaliação será aplicada na cidade de Foz do Iguaçu/PR no dia 22 de julho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

APOSTILA CONCURSO FOZPREV 2018 - ASSISTENTE PREVIDENCIÁRIO

 

Atribuições dos cargos da Fozprev/PR

 

 

Assistente previdenciário - Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar, redigir, digitar textos, relatórios e planilhas de cálculos; registrar, conferir, triar, distribuir, classificar, arquivar documentos, segundo critérios e normas estabelecidos; preparar, acompanhar processos administrativos controlando prazos, localização, encaminhamentos e atualizações; executar rotinas e procedimentos de controle, atualização de informações cadastrais e transposição de dados. Preparar e dar formas às atas das reuniões. Executar outras atividades administrativas, de nível intermediário, relativas às atribuições legais a cargo do órgão de gestão do RPPS do Município.

 

Analista previdenciário (geral) - Executar atividades de instrução e de análise de processos, de cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; analisar o registro de operações e rotinas administrativas, contábeis, financeiras e orçamentárias; proceder à orientação previdenciária e ao atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; emitir laudos e pareceres técnicos; cadastrar e manter atualizado o cadastro dos segurados; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências a cargo do órgão de gestão do RPPS do Município.

 

Procurador jurídico - Analisar e elaborar pareceres em processos de aposentadoria, pensões, recursos e revisões destes decorrentes; analisar e emitir parecer sobre pedidos de inscrição/instituição de dependentes, benefícios previdenciários e demais matérias correlatas; estudar e elaborar notas técnicas, recursos administrativos e judiciais e outras medidas de caráter jurídico e administrativo na defesa dos interesses da Autarquia Municipal de Gestão do RPPS; dar parecer conclusivo em casos de divergência; assessorar as Diretorias e Superintendência em assuntos inerentes ao controle dos processos administrativos, judiciais e extrajudiciais submetidos no âmbito de sua competência e atuação; ajuizar ações de interesse da Autarquia Municipal; representar a Autarquia perante autoridades dos órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo o Ministério Público e Tribunal de Contas, em questões de natureza jurídica, patrocinando as causas que lhe forem atribuídas; exercer outras atividades, do campo do direito necessárias ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do órgão de gestão do RPPS do Município.  

Atualizado: 16/05/2018 - 10:51

Concurso Unioeste/PR: abertas inscrições para 27 vagas

A participação no concurso da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/PR) deverá ser garantida até o dia 30 de maio. Os salários iniciais chegam a R$ 3,2 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Entra em vigor nesta quarta-feira (16) o prazo de inscrição do concurso público da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/PR). Oportunidade é de 27 vagas temporárias para a carreira de agente universitário em funções que exigem os níveis fundamental, médio, técnico e superior. Do total de ofertas, 26 são imediatas e uma para formação de cadastro reserva (CR).

 

Os candidatos habilitados e classificados serão lotados no Estado do Paraná, nos campi da reitoria, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

 

Quem concluiu o ensino fundamental pode se inscrever para os cargos de auxiliar operacional (3 vagas), auxiliar operacional em manutenção (1), auxiliar operacional em jardinagem (2) e auxiliar operacional em zeladoria (4). O salário inicial é de R$ 1.048,91.

 

Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances são para técnico administrativo (7), motorista (2), técnico em enfermagem (1), técnico em laboratório (2), técnico em segurança do trabalho (1 CR) e técnico em prótese dentária (1). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.384,56 e R$ 2.132,74.

 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos aos empregos de administrador (2) e médico veterinário (1). A remuneração é de R$ 3.253,72.

 

 

Como participar do concurso da Unioeste/PR 2018

 

 

Para concorrer a uma das vagas é necessário preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.unioeste.br/concursos. A ficha cadastral estará disponível no site até as 17h do dia 30 de maio.

 

Os valores da taxa de participação do concurso da Unioeste/PR são de R$ 50 para ensino fundamental, R$ 100 para nível médio e curso técnico e R$ 150 para formação superior. O pagamento do boleto bancário deverá ser efetuado até as 17h do dia 1º de junho na Caixa Econômica Federal.

 

 

Provas do concurso da Unioeste/PR 2018

 

 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

 

Com quatro horas de duração, a avaliação será aplicada na data prevista de 24 de junho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno.

 

A etapa final do concurso da Unioeste/PR será a prova prática, de caráter unicamente classificatório, exclusiva para as funções de motorista e técnico em prótese dentária.

Atualizado: 16/05/2018 - 10:47

Aberto concurso para 14 vagas no FozHabita/PR

Distribuídas entre nove cargos, oportunidades no concurso do FozHabita podem ser disputadas por candidatos de todas as escolaridades. Inscrições começam nesta quinta-feira (17)

Foz do Iguaçu

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (FozHabita), no Paraná, divulgou edital de concurso público para preencher 14 vagas imediatas em cargos de todas as escolaridades. 

 

Com ensino fundamental é possível concorrer como motorista de veículos leves (1 posto e salário de R$ 1.613,64).

Ensino médio é requisito para assistente administrativo júnior (4 - R$ 2.589,54) e agente fiscal júnior (2 - R$ 2.747,23).

APOSTILAS CONCURSO FOZHABITA 2018 - DIVERSOS CARGOS

Há oportunidades de nível superior no concurso do FozHabita para arquiteto júnior (1), assistente social júnior (2), contador júnior (1), engenheiro ambiental júnior (1), engenheiro civil júnior (1) e procurador júnior (1), com remuneração de R$ 3.584,54.

 

As inscrições serão recebidas entre 8h de 17 de maio até 23h59 de 17 de junho, mediante a realização de cadastro no site www.fundacaofafipa.org.br/concurso. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100.


Etapas do concurso FozHabita 2018

 

O processo seletivo compreenderá provas objetiva (todos os cargos), discursiva (vagas de nível superior) e prática processual (procurador), com aplicação em 8 de julho.

 

A seleção prevê, ainda, avaliação de títulos (exceto para motorista), de caráter classificatório. A relação de convocados será oportunamente divulgada pela empresa organizadora. 

APOSTILAS CONCURSO FOZHABITA 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, AGENTE FISCAL E MOTORISTA 

De acordo com o edital, o concurso do FozHabita terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

 

Atribuições do assistente administrativo júnior no concurso do FozHabita 2018

 

Desenvolver trabalhos nas diversas áreas de serviços administrativos, como digitação, edição de textos e planilhas de cálculo, cópias, arquivos, cálculos, controles, elaboração de relatórios e planilhas, atendimento ao público; elaborar estudos e normas de procedimentos; prestar assessoramento à direção superior; emitir pareceres em assuntos relacionados com seu campo de atividades; participar da elaboração do orçamento geral; acompanhar processos diversos, contribuindo com o bom desempenho dos trabalhos realizados e atendimento das normas e práticas em vigor.

 

Concurso FozHabita 2018: atribuições do agente fiscal júnior

 

Executar os serviços técnicos de fiscalização do FozHabita em diversas áreas, verificando o cumprimento do Código de Obras, de Posturas, Lei de Zoneamento, Código Tributário, Código de Defesa do Consumidor, Lei de Crimes Ambientais e outras normas legais, fazendo análise preliminar de denúncias registradas e de ofício, entre outros, considerando a documentação e legislação pertinente ao caso. Prestar atendimento aos munícipes, fornecendo informações, analisando processos, realizando cálculos, emitindo pareceres e relatórios de acompanhamento e plantões, de modo a otimizar o cumprimento da legislação vigente.

Atualizado: 14/05/2018 - 10:47

Concurso em Foz do Iguaçu/PR reúne 96 oportunidades

As vagas do concurso da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. Inscrições serão recebidas até o dia 4 de junho

Vários cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado do Paraná, já estão abertas as inscrições do concurso público da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. A seleção visa o provimento de 96 vagas de níveis fundamental, médio, técnico e superior de ensino. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades.

 

Aqueles que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para as funções de auxiliar administrativo (4 vagas), auxiliar em higienização (10) e porteiro (4). O salário inicial é de R$ 1.270.

 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico pode concorrer para os cargos de instrumentador cirúrgico (4), motorista (1), técnico de manutenção (4), técnico em contabilidade (1), técnico em enfermagem (40), técnico em farmácia (1), técnico em informática (2), técnico em laboratório (7) e técnico em segurança no trabalho (1). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.467 e R$ 2.568.

 

Nível superior é requisito para os postos de administrador (2), analista de tecnologia de informação (1), assistente social (2), biomédico (9), engenheiro de segurança do trabalho (1), fonoaudiólogo (1) e nutricionista (1). As remunerações variam de R$ 2.290 a R$ 3.137.

 

 

Etapas do concurso da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu/PR

 

 

Interessados deverão preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.unioeste.br/concursos até o dia 4 de junho. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 para ensino fundamental, R$ 80 para nível médio e curso técnico e R$ 100 para formação superior.

 

O concurso da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; análise de títulos para nível superior, classificatória; e prova prática apenas para a função de motorista.

 

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Ela contará com duração máxima de quatro horas e será aplicada na cidade de Foz do Iguaçu/PR no dia 1º de julho, em locais e horários a serem comunicados em momento oportuno.

 

 

Atribuições de alguns cargos da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu/PR

 

 

Motorista - dirigir e manobrar veículos e transportam pessoas, cargas, valores, pacientes e material biológico humano, zelando pela segurança. Cumprir escala de trabalho. Verificar o funcionamento de equipamentos de sinalização sonora e luminosa. Efetuar a prestação de contas das despesas efetuadas com o veículo. Prestar ajuda no carregamento e descarregamento de materiais, encaminhando-os ao local destinado. Preencher relatórios de utilização do veículo com dados relativos a quilometragem, horário de saída e chegada e demais ocorrências durante a realização do trabalho. Auxiliar o médico e ou paramédico em emergências na ambulância. Executar outras tarefas.

 

Técnico em enfermagem - prestar assistência de enfermagem segura, humanizada e individualizada aos clientes, sob supervisão do enfermeiro, assim como colaborar nas atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na instituição. Auxiliar o superior na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, em programas de vigilância epidemiológica e no controle sistemático da infecção hospitalar. Colher e ou auxiliar o paciente na coleta de material para exames de laboratório, segundo orientação. Realizar exames de eletrodiagnósticos e registrar os eletrocardiogramas efetuados, segundo instruções médicas ou de enfermagem. Entre outras.

 

Auxiliar administrativo - desenvolver atividades na área administrativa dando suporte as atividades da Instituição. Desenvolver e preparar expedientes administrativos que se fizerem necessários nas diversas unidades, sob orientação. Controlar a entrada e saída de materiais, ferramentas e equipamentos, bem como o registro de frequência dos servidores, sob orientação. Auxiliar no transporte e distribuição de materiais e equipamentos. Efetuar registro de pacientes, visitantes e outros em sistema informatizado próprio. Atender ao público em geral, averiguando suas necessidades para orientá-los e/ou encaminhá-los às pessoas e/ou setores competentes. Entre outras tarefas. 

Atualizado: 11/05/2018 - 09:17

TJ/PR encerra hoje inscrições de concurso para técnico

Com 114 oportunidades, concurso do TJ/PR cobra nível médio e paga R$ 5,7 mil, além de benefícios. Candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva

Em todo o Estado

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) encerra às 23h desta sexta-feira (11) as inscrições do concurso público para técnico judiciário. A seleção foi retomada neste mês com reajuste no número de vagas, que passou de 100 para 114.

 

As candidaturas devem ser registradas por meio do site https://concursos.tjpr.jus.br/portletforms/publico/frm.do?idFormulario=416. A taxa permanece em R$ 100.

 

 

Destinada a profissionais com ensino médio completo, a carreira tem remuneração inicial de R$ 5.741,58, mais os benefícios de auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

 

De acordo com o órgão, o aumento das vagas foi necessário para ampliar de 10% para 20% o percentual de chances reservadas a negros, em cumprimento à resolução 203/2015 do Conselho Nacional de Justiça. Outros 5% dos empregos são para a cota de pessoas com deficiência.

 

Com isso, candidatos já inscritos no concurso do TJ/PR que pretendem concorrer como negro e pessoa com deficiência devem retificar a inscrição preenchendo formulário próprio, indicando que fazem parte das duas cotas.

 

APOSTILA CONCURSO TJ/PR - TÉCNICO JUDICIÁRIO

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A retomada da seleção acontece após mais de um ano da divulgação do edital, em janeiro de 2017. Em um mês de inscrições, finalizadas em fevereiro, foram registradas mais de 141 mil candidaturas. A última publicação oficial do certame, em setembro, adiou a prova objetiva, inicialmente prevista para o terceiro semestre do ano passado, para 2018, mas sem definir uma data específica.

 


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Os candidatos já inscritos que desistirem de participar do concurso do TJ/PR poderão requerer a devolução do valor entre 14 de maio e 12 de junho, mediante o preenchimento de formulário direcionado à Coordenadoria de Arrecadação e Fiscalização dos Fundos Especiais do Poder Judiciário, disponível no endereço: https://concursos.tjpr.jus.br/portletforms/publico/frm.do?idFormulario=418.

 

Detalhes sobre a prova do concurso do TJ/PR 2018

 

Os participantes do concurso do TJ/PR serão avaliados em etapa única, por meio de prova com 60 perguntas de múltipla escolha sobre língua portuguesa (20), matemática (15), noções de direito e legislação (15), informática (5) e atualidades (5), além de uma questão discursiva.

 

Com duração de cinco horas, o exame será aplicado em Curitiba. A convocação para o teste será divulgada com antecedência mínima de 30 dias de sua realização, no site do Tribunal de Justiça.

 

De acordo com o edital, o concurso do TJ/PR terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão.

 

Concurso TJ/PR: atribuições do técnico judiciário

 

Executar tarefas de suporte técnico, judiciário e administrativo e apoio em geral ao adequado funcionamento das Secretarias, prestar atendimento ao público, auxiliar na escrituração de livros, redigir e assinar ofícios, mandados, editais e demais atos da Secretaria, efetuar a autuação, cadastramento e arquivamento de processos, auxiliar na movimentação processual, auxiliar no cumprimento de decisões judiciais, fazer a juntada de documentos e petições, auxiliar nas audiências com serviços de digitação ou datilografia, apregoar as partes nas audiências, auxiliar na expedição e recebimento de processos, documentos e correspondências, zela pela manutenção e controle de processos, documentos, livros e arquivos sob sua guarda, auxiliar no apensamento, desapensamento e reunião de processos, executar outras tarefas correlatas a critério de seu superior hierárquico.

APOSTILAS CONCUIRSO TJ/PR 2018 -  TÉCNICO JUDICIÁRIO

Atualizado: 10/05/2018 - 09:46

Concurso CRM/PR: inscrições para 789 vagas terminam hoje

Com ofertas em 16 cidades, concurso do CRM/PR preencherá postos em cargos de níveis fundamental, médio e superior de ensino. Salários iniciais chegam a R$ 7,8 mil

14 cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Chega ao fim nesta quinta-feira (10) o prazo de inscrição do concurso do CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná) com oferta de 789 vagas, sendo quatro imediatas e 785 para cadastro reserva (CR). Organizada pelo Instituto Quadrix, a seleção reúne chances em 16 cidades.

 

A carreira de copeira (25 CR) é destinada a profissionais que possuem nível fundamental e paga R$ 2.608,41.

 

Ensino médio é requisito para agente operacional (25 CR), operador de áudio e vídeo (25 CR) e profissional de suporte administrativo (2 postos + 425 CR), com salários entre R$ 2.348,09 e R$ 2.952,63.

 

APOSTILAS CONCURSO CRM-PR 2018 - COPEIRA / AGENTE OPERACIONAL / SUPORTE ADMINISTRATIVO

 

Além de segundo grau, o cargo de técnico em tecnologia da informação (25 CR) requer formação técnica. A remuneração é de R$ 3.512.

 

Em nível superior há oportunidades no concurso do CRM/PR 2018 para advogado (25 CR), analista de tecnologia da informação (25 CR), bibliotecário (25 CR), contador (25 CR), designer (25 CR), jornalista (1 + 30 CR), médico fiscal (50 CR), programador de tecnologia da informação (25 CR) e revisor de texto (1 + 30 CR). Os ganhos variam de R$ 3.963,79 a R$ 7.879,34.   

APOSTILAS CONCURSO CRM-PR 2018 - CARGOS DE NÍVEIS FUNDAMENTAL / MÉDIO E TÉCNICO

Os vencimentos informados já incluem o auxílio-alimentação mensal de R$ 1.210. Os contratados terão ainda direito a outros benefícios, entre eles: plano de saúde, plano odontológico, vale-transporte e auxílio creche de R$ 300 (por dependente de até seis anos).

 

As carreiras envolvidas no concurso do CRM/PR estão distribuídas entre Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio Platina, Toledo e Umuarama.

 

Como se inscrever no concurso do CRM/PR 2018

 

As inscrições devem ser registradas mediante o preenchimento de formulário de cadastro disponível no endereço: www.quadrix.org.br.

 

Os valores da taxa de participação são de R$ 30 (nível fundamental), R$ 55 (médio) e R$ 70 (superior).

 

Do total de vagas em disputa no concurso do CRM/Paraná, 20% são reservadas a negros e 5% a pessoas com deficiência.

 

Sobre as provas do concurso do CRM/PR 2018

 

O processo seletivo envolverá prova objetiva (todos os cargos) e redação (vagas de níveis médio e superior), com aplicação prevista para 27 de maio, em Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Umuarama.

 

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, atualidades, informática, língua inglesa, legislação aplicada ao sistema CFM/CRMs e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme a função. 

 

De acordo com o edital, o concurso do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão.

 

Concurso CRM/PR: atribuições da copeira

 

Desempenhar as atividades descritas no plano de gestão de pessoas, carreiras, cargos e salários, tais como: executar e coordenar os serviços de copa: preparar café e chá diariamente e distribuir nos departamentos e espaços estabelecidos do prédio do CRM-PR; coletar e distribuir as garrafas térmicas e bandejas; abastecer salas com café, chá e água para reuniões eventos; organizar e efetuar pedido de refeições e lanches para reuniões e eventos; efetuar compras de alimentos, bebidas, gás e utensílios de copa e cozinha; Organizar e manter em ordem os refeitórios, despensa e cozinha; Participar de eventos e solenidades.

 

Atribuições do profissional de suporte administrativo no concurso do CRM/PR 2018

 

Desempenhar as atividades descritas no plano de gestão de pessoas, carreiras, cargos e salários, tais como: executar tarefas administrativas e operacionais inerentes ao funcionamento do CRM-PR; executar serviços de atendimento telefônico, recepção, protocolo, arquivo, digitalização de documentos; executar procedimentos administrativo-operacionais para inscrições pessoa física e jurídica, compras, financeiro, recursos humanos, atendimento diretoria, plenárias reuniões, câmaras técnicas, andamento processos e sindicâncias, anuidades etc.; organizar e participar de eventos e solenidades.

 

O que vai cair na prova do concurso do CRM/PR para profissional de suporte administrativo

 

Língua portuguesa – 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

 

Raciocínio lógico e matemático – 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

 

Informática – 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc). 12 Procedimentos de backup.

 

Legislação aplicada ao sistema CFM/CRMs – Lei nº 3.268/57. Lei nº 11.000/04. Lei nº 6.839/80. Lei nº 6.681/79. Lei nº 9.656/98. Lei nº 8.666/93 (licitações, contratos, pregão, ata de registro de preços). Decreto nº 44.045/58. Decreto nº 20.931/32. Código de Ética Médica. Código de Processo Ético Profissional. Regimento Interno do CRM-PR. Resolução CFM nº 2010/13 (manual de procedimentos administrativos PF/PJ). Resolução CFM nº 2148/16 e nº 2162/17 (especialidades). Resolução CFM nº 1832/08 (cidadão estrangeiro e brasileiro formados em Medicina por faculdades estrangeiras). Resolução CFM nº 2147/16 (Diretor 18 Técnico e Clínico). Resolução CFM nº 1980/11 (inscrição PJ). Resolução CFM nº 997/80 (inscrição PJ). Resolução CFM nº 2152/2016 (Comissão de Ética Médica). Resolução CRM-PR nº 205/2017 (Estabelece as diretrizes gerais para a elaboração de Regimentos Internos das instituições de assistência médica do Paraná). E todas as atualizações das legislações citadas.

 

Conhecimentos específicos - Atendimento com qualidade (público interno e externo). Uso de equipamentos de escritórios: materiais de consumo, fax, máquinas de calcular, copiadora, impressora e periféricos do computador. Serviço postal brasileiro: características, tipos de serviços e limitações. Operações bancárias: aplicações financeiras, empréstimos, câmbio, cadastro, cartões de crédito, cheques, tarifas, transferências e serviços de cobrança. Operações com cartórios: conceitos e características. Noções sobre arquivo: conceitos básicos e técnicas de arquivamento. Noções sobre correspondência oficial e comercial: tipos de documentos, abreviações e formas de tratamento. Princípios básicos da administração. Administração pública: princípios básicos, estrutura, tipos de entidades e organização. Rotinas do setor de pessoal: admissão, demissão, CLT, FGTS, contribuição sindical, impostos e cálculos trabalhistas. Fluxograma e organograma: conceitos, símbolos e usos. Noções de licitação: princípios, definições, e hipóteses de dispensa e inexigibilidade. Contratos com a administração pública: conceitos, formalização, alteração, execução, inexecução e rescisão. Noções sobre administração de estoque: características e gestão. Gestão da qualidade: conceitos e ferramentas. Organização de eventos e solenidades.

 

Confira o conteúdo programático para todos os cargos do concurso do CRM/PR 2018

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