Com provas marcadas para o próximo domingo (30), concurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) preencherá 568 vagas espalhadas por todo o Brasil
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 26/01/2022, às 08h28 - Atualizado às 08h39
Destinado a preencher 568 vagas em todo o Brasil, o concurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) registrou 151.062 inscritos.
Os números foram divulgados pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca que organiza o certame.
Com oferta de 432 postos espalhados pelos 26 estados e o Distrito Federal, o cargo de técnico ambiental contabilizou o maior número de participantes: 108.041 (veja aqui a distribuição por localidade).
Na sequência aparecem as seguintes funções entre as mais procuradas (todas com lotação na capital federal):
+ Veja a lista de todos os concursos abertos no Brasil
LEIA TAMBÉM:
As avaliações objetiva e discursiva do concurso do Ibama estão agendadas para este domingo (30) — os locais de aplicação podem ser consultados aqui. A primeira cobrará a resolução de 120 questões do tipo "certo" ou "errado", enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação com até 30 linhas.
O conteúdo programático engloba:
O edital disponibiliza 432 postos para o cargo de técnico ambiental, com salário de R$ 4.063,34 e exigência de nível médio, e 136 oportunidades para analista, carreira que paga R$ 8.547,64 e requer curso superior.
As vagas para analista são todas para trabalhar no Distrito Federal. Há ofertas em quatro especialidades:
No caso dos postos para técnico, eles estão distribuídos entre os 26 estados e o Distrito Federal. Confira, a seguir, o número de vagas de cada localidade:
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Ibama
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresO Ibama tem como principais atribuições: exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União de conformidade com a legislação ambiental vigente.” (NR). Conforme Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007. Cabe ao Ibama propor e editar normas e padrões de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuições federais; a implementação do Cadastro Técnico Federal; a fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas; a geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito à prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais; o apoio às emergências ambientais; a execução de programas de educação ambiental; a elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais; dentre outros. Para o desempenho de suas funções, o Ibama poderá atuar em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios integrantes do Sisnama e com a sociedade civil organizada, para a consecução de seus objetivos, em consonância com as diretrizes da política nacional de meio ambiente.