Quer ser militar? Veja concursos abertos nas Forças Armadas

Processos seletivos da Aeronáutica e da Marinha recrutam mais de 2,2 mil profissionais com ensino médio para diversas áreas. Salários chegam a quase R$ 11 mil

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/01/2022, às 13h51 - Atualizado em 19/01/2022, às 10h49

Militares realizam manutenção em aeronave da FAB
Militares realizam manutenção em aeronave da FAB - Divulgação

Cinco concursos abertos pelas Forças Armadas somam 2.294 vagas em diversas áreas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com salários que chegam a quase R$ 11 mil. Todas as oportunidades têm como requisito de escolaridade ensino médio — em alguns casos, também é exigida formação técnica. Confira abaixo as oportunidades:

Aeronáutica

Três dos cinco processos seletivos são realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB). O mais numeroso deles oferece 834 postos para prestação do serviço militar voluntário em 17 estados e no Distrito Federal. Há chances para profissionais com formação em produção de áudio e vídeo, desenho, eletromecânica, logística, mecânica de aeronaves, processos fotográficos, saúde bucal, entre outras áreas. Saiba como participar.

Já a seleção para admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento de 2023 (EAGS) vai preencher 237 vagas. O edital disponibiliza chances nas áreas de eletrônica, administração, enfermagem, eletricidade, informática, laboratório, obras, pavimentação, topografia, radiologia e música. Veja como se inscrever.

No caso do concurso para ingresso no Curso de Formação de Sargentos (CFS) em 2023, estão em disputa 243 oportunidades. Há opções em cinco especialidades: mecânica de aeronaves, material bélico, guarda e segurança, controle de tráfego aéreo e equipamento de voo. As três primeiras áreas são exclusivas a homens, enquanto as duas últimas podem ser disputadas por candidatos de ambos os sexos. Confira como concorrer.

Marinha

A Marinha está com seleção aberta destinada a preencher 20 vagas para admissão à Escola Naval, instituição de ensino superior instalada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) que forma militares para atuação como oficiais da corporação. São ofertados 12 postos para mulheres e 8 para homens. Os aprovados realizarão curso de graduação com duração de quatro anos, em regime de internato. Entenda como participar.

A corporação também vai selecionar 960 jovens do sexo masculino para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. O edital disponibiliza chances para estudar em duas cidades: são 720 vagas no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa), no Rio de Janeiro (RJ), e 240 no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (Ciab), na capital federal. Veja como disputar um dos postos.

+ Confira a lista de todos os concursos abertos no Brasil; no total, são mais de 239 mil oportunidades

LEIA TAMBÉM:

concursos autorizadosconcursos abertosconcursos 2023provas anteriores

Comentários

Mais Lidas