Concurso IBC: novo pedido enviado ao governo para cargos de níveis médio e superior

Concurso IBC (Instituto Benjamin Constant) aguarda aval para o preenchimento de 33 vagas, em diversos cargos

Fernando Cezar Alves   Publicado em 13/11/2023, às 14h28

Concurso IBC: sede do Instituto Benjamin Constant: Divulgação

Um novo concurso IBC (Instituto Benjamin Constant) pode ser realizado no decorrer do próximo ano. Acontece que foi confirmado, nesta segunda-feira, 13 de novembro, o envio de um novo pedido de autorização  pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. No entanto, ainda não há uma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente pubicado.

Somente após o eventual aval por parte do Ministério da Gestão poderão ser iniciados os preparativos para a seleção, incluindo a indicação dos nomes dos membros da comissão, que ficará responsável pela elaboração do edital e pela escolha da banca organizadora. Após estes procedimentos e a assinatura do respectivo contrato com a empresa poderá ser confirmada a data de início da seleção.

Ao todo, o IBC busca aval para o preenchimento de 33 vagas, sendo 11 para quem possui ensino médio e 22 para nível superior. As remunerações iniciais ainda devem ser confirmadas. 

No caso de ensino médio, todas as 11 oportunidades solicitadas para cargos da área técnico administrativa. 

Para nível superior, todas as 22 vagas são para cargos de professor de ensinos básico, técnico e tecnológico.

Concurso IBC: saiba como foi a última seleção

O último concurso IBC ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 19 vagas, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto AOCP. 

No caso de ensino fundamental, a oferta foi a seguinte:

Para ensino médio:

Por fim, para nível superior:

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre Instituto Benjamin Constant (IBC)

O Instituto Benjamin Constant é um órgão singular, dotado de autonomia administrativa limitada, ligado diretamente ao Gabinete do Ministro de Estado da Educação.  Funciona em regime de externato, e, de acordo com a situação socioeconômica e o lugar de residência do aluno,  em regime de semi-internato.