Destinado à contratação de profissionais para realização do Censo Demográfico, concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) preencherá postos de recenseador e agente censitário
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 05/03/2021, às 08h43
Com 204.307 vagas espalhadas por todo o Brasil, o concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já recebe inscrições para contratação de profissionais que atuarão no Censo Demográfico 2021.
Estão em disputa 181.898 postos para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. A primeira carreira é opção para quem possui nível fundamental, enquanto as duas últimas são voltadas a candidatos com ensino médio.
+ 5 motivos para convencê-lo a participar
Organizado pelo Crebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), o processo seletivo tem cronogramas distintos.
Para as funções de agente, o prazo de inscrições termina em 15 de março. No caso de recenseador, o período vai até o dia 19 deste mês. Os links para cadastro são os seguintes:
Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por dois canais de comunicação:
+ Veja o passo a passo de como se inscrever
+ Descubra o que faz um recenseador
A avaliação objetiva será aplicada em duas datas de abril: dias 18 (para os concorrentes a agente) e 25 (recenseador). O exame contará com 60 e 50 questões de múltipla escolha, respectivamente.
+ Confira o conteúdo programático completo
+ Prepare-se para a prova com apostila gratuita; saiba como baixar
Os candidatos terão, no máximo, quatro horas para realizar o exame, que abordará temas sobre:
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do IBGE
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais