Novo concurso ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) foi recentemente confirmado pelo vice presidente Hamilton Mourão
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 05/09/2021, às 22h26
Quem pretende participar do próximo concurso ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) deve ficar atento. Acontece que o processo do certame contou com diversos avanços no Minsitério da Economia e, ao que tudo indica, a portaria autorizativa da seleção pode ser publicada já nesta segunda-feira, 6 de setembro, no diário oficial da União.
A seleção foi confirmada recentemente pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Segundo dele deverão ser autorizadas 740 vagas, considerando o ICMbio e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Porém, não chegou a antecipar cargos ou distribuição de postos para os dois órgãos.
Atualmente, o ICMBio conta com nada menos do que 1.454 vagas em aberto, sendo 643 para o cargo de analista ambiental, 569 para técnico administrativo, 130 para técnico ambiental e 112 para analista administrativo.
Para os cargos de técnico administrativo e técnico ambiental é exigido ensino médio, enquanto para analista ambiental e analista administrativo para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação.
O último concurso ICMBio ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 271 oportunidades, sendo 16 reservadas aos portadores de deficiências, nas carreiras de técnico e analista. A banca foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
Para concorrer aos cargos de analista administrativo (20) e analista ambiental (30), o candidato deveria possuir nível superior em qualquer área de formação. Para ambos, a remuneração foi de R$ 6.478,30, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Já para técnico administrativo (168) e técnico ambiental (53) foi exigido nível médio. Para jornadas de trabalho de 40 horas semanais, a remuneração foi de R$ 2.887,34.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anterioresO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.
Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.