Concurso ICMBio: ministra Marina Silva confirma autorização para 180 vagas

O concurso do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) conta com previsão para cargo de nível superior de analista

Fernando Cezar Alves   Publicado em 05/06/2024, às 12h06

Concurso ICMBIO: servidores do ICMBIO: Divulgação

O novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) já está autorizado e deve contar com uma oferta de 180 vagas. A confirmação foi  feita nesta quarta-feira, 5 de junho, pela Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Desta forma, a expectativa é de que o aval da ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, seja publicada nos próximos dias, no diário oficial da União. Somente então poderá ser confirmada alguma previsão de quando o edital poderá ser publicado.

O concurso do ICMBio deve ser realizado dentro de uma oferta de 460 vagas nos órgão ambientais. As demais oportunidades devem ser distribuídas da seguinte forma:

O quantitativo anunciado pela ministra é bastante inferior a um pedido encaminhado recentemente para o Ministério da Gestão, que era de 1.105 vagas.

Os cargos que serão contemplados na nova autorização ainda não foram anunciados pela ministra. No entanto, as oportunidades do pedido encaminhado são para analistas, de nível superior, da seguinte forma:

Ambas as funções recebem remuneração inicial de R$ 11.789,43, já inclusas gratificações e benefícios.

Concurso ICMBio: saiba como foi a última seleção

O último concurso ICMBIO foi publicado em 2021 e contou com 171 vagas, sendo 110 para técnicos ambientais e 61 para analistas ambientais. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

A lotação dos aprovados foi destinada para os seguintes estados:

As provas foram compostas de questões sobre as seguintes disciplinas:


    

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.

Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer