Concurso Inmet: formada comissão organizadora para edital com 80 vagas

Concurso Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) será para oportunidades de nível superior; edital deve sair até dezembro

Fernando Cezar Alves   Publicado em 04/08/2023, às 07h33 - Atualizado às 14h12

Concurso Inmet: sede da Inmet: divulgação

O novo concurso Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), vinculado ao MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) , autorizado em 16 de junho, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, já conta com comissão organizadora formada. Os nomes dos membros do grupo foram divulgados por meio de publicação no diário oficial da União desta sexta-feira, 4 de agosto. De acordo com o documento, a seleção deve ser organizada em conjunto com o concurso MAPA. No caso do Inmet, de acordo com a portaria que autoriza a seleção, o edital deve ser publicado, no mais tardar, até 13 de dezembro.

Uma vez formada a comissão, os próximos passos são elaborar o edital e iniciar o processo de escolha da banca organizadora. Somente após assinado o contrato com a respectiva empresa poderá ser confirmada a data precisa de início do certame.

Ao todo, o Inmet oferecerá 80 vagas, distribuídas da seguinte forma:

Nos dois casos, para concorrer é necessário possuir formação de nível superior. A remuneração inicial dos cargos chega a R$ 10.693,09, com doutorado.

Concurso Inmet: veja publicação oficial

PORTARIA SE/MAPA Nº 29, DE 2 DE AGOSTO DE 2023

Institui a Comissão Especial de Concurso Público do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA, no uso da atribuição conferida no art. 16, inciso V, do Anexo I ao Decreto nº 11.332, de 1º de janeiro de 2023, e tendo em vista o disposto na Portaria MGI nº 2.847, de 16 de junho de 2023, na Portaria MGI nº 2.761, de 16 de junho de 2023, e o que consta do Processo SEI nº 21000.047945/2023-60, resolve:

Art. 1º Fica instituída a Comissão Especial de Concurso Público do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Art. 2º A Comissão Especial de Concurso Público possui a competência para planejar, organizar e supervisionar a realização dos concursos públicos para o preenchimento dos seguintes cargos do quadro de pessoal do Ministério da Agricultura e Pecuária:

I - Quatrocentos e quarenta cargos distribuídos entre:

a) Auditor Fiscal Federal Agropecuário;

b) Agente de Atividades Agropecuárias;

c) Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal; e

d) Técnico de Laboratório; e

II - Oitenta cargos distribuídos entre:

a) Analista em Ciência e Tecnologia; e

b) Tecnologista.

Art. 3º A Comissão Especial de Concurso Público é composta por representantes, titulares e suplentes, na forma a seguir:

I - Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento da Secretaria-Executiva:

a) titular: Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santos - Coordenadora-Geral da Escola Nacional de Gestão Agropecuária; e

b) suplente: Adriano de Sousa Cordeiro - Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Funcional;

II - Subsecretaria de Orçamento, Planejamento e Administração da Secretaria-Executiva:

a) titular: Sérgio Luiz Gomes de Carvalho - Coordenador de Projeto; e

b) suplente: Thalita Fernandes Fontoura Delgado - Assessora Técnica Especializada;

III - Departamento de Gestão Corporativa da Secretaria de Defesa Agropecuária:

a) titular: Estela Alves de Medeiros - Diretora do Departamento de Gestão Corporativa; e

b) suplente: Hideraldo José Coelho - Coordenador de Planejamento e Organização da Força de Trabalho; e

IV - Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo:

a) titular: Dayana Pereira Xavier da Silva - Coordenadora-Geral de Projetos de Inovação e Sustentabilidade; e

b) suplente: Eudóxio Antônio Batista Júnior - Coordenador de Recuperação de Áreas Degradadas.

Art. 4º A Comissão Especial de Concurso Público será presidida pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento da Secretaria-Executiva e nos impedimentos de seus membros será presidida pela Diretora do Departamento de Gestão Corporativa da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Art. 5º A Comissão Especial de Concurso Público se reunirá, em caráter ordinário, quinzenalmente, e em caráter extraordinário, mediante convocação de seu Presidente.

§ 1º O quórum de reunião da Comissão é de 50% dos seus membros e as deliberações da Comissão serão tomadas por maioria simples.

§ 2º A convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias ocorrerá com antecedência de, no mínimo, 3 (três) dias, por meio de correspondência eletrônica oficial.

§ 3º Na hipótese de empate, além do voto ordinário, o Presidente da Comissão terá o voto de qualidade.

Art. 6º A Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Funcional da Escola Nacional de Gestão Agropecuária da Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento da Secretaria-Executiva prestará apoio administrativo às atividades da Comissão Especial de Concurso Público.

Art. 7º A Comissão Especial de Concurso Público será automaticamente extinta quando concluir as etapas da realização do Concurso Público de que trata o art. 2º desta Portaria.

Art. 8º Esta Portaria entra em vigor na data de publicação.

IRAJÁ LACERDA

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Inmet ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 242 vagas. No entanto, a seleção acabou sendo suspensa, em decorrência de decisão judicial emitida pelo Tribunal Regional Federal do Distrito Federal em favor de ação civil pública movida pela União dos Advogados Públicos Federais do Brasil.

A ação civil alegava que as atribuições do cargo de analista em ciência e tecnologia – classe júnior - especialidade advogado, com oferta de 3 vagas, eram incompatíveis com a formação exigida de bacharel em direito.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre INMET

Vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e criado em 1909, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem a missão de prover informações meteorológicas para a sociedade e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. O órgão é responsável pela implantação e manutenção das estações meteorológicas e também por interligar o Brasil com todos os serviços meteorológicos do mundo.