Concurso do Instituto Rio Branco divulga locais de prova para diplomata

Inscritos para o concurso do Instituto Rio Branco realizam a avaliação objetiva no domingo (17). Estão em disputa 34 vagas com salário de quase R$ 20 mil

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 13/04/2022, às 14h22 - Atualizado às 14h28

Divulgação

Os inscritos no concurso do Instituto Rio Branco com 34 vagas para diplomata já podem conferir os locais onde farão a prova objetiva, marcada para domingo (17). A consulta deve ser realizada por este link, inserindo CPF e senha. 

Com aplicação em todas as capitais do país, a avaliação cobrará a resolução de 73 questões do tipo "certo" ou "errado" abordando conteúdos sobre:

    •  língua portuguesa;
    •  língua inglesa;
    •  história do Brasil;
    •  história mundial;
    •  política internacional;
    •  geografia;
    •  economia;
    •  direito.

O processo seletivo é organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (61) 3053-3444.

+ Veja a lista completa de concursos abertos no Brasil

Na segunda fase, os convocados realizarão provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, em 30 de abril e 1º de maio, respectivamente.

A terceira e última etapa da seleção também consistirá em avaliações escritas. As datas e os temas dos exames são os seguintes:

De acordo com o edital, na segunda e terceira fases, as provas serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados.

LEIA TAMBÉM:

Concurso do Instituto Rio Branco: ofertas do edital

Opção para profissionais com curso superior em qualquer área do conhecimento, o cargo de diplomata oferece vencimentos iniciais de R$ 19.199,96.

Das 34 vagas em disputa, 25 são para ampla concorrência, 7 reservadas a candidatos negros e 2 destinadas a pessoas com deficiência.

Os aprovados receberão treinamento para trabalhar em unidades do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no Brasil e também fora do país

+ Baixe o edital do processo seletivo

A carreira diplomática começa como terceiro-secretário. O posto máximo que pode ser alcançado é o de ministro de primeira classe (embaixador).

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Instituto Rio Branco para diplomata

concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores