Um novo concurso IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) deve ser autorizado ainda este ano; cargos ainda serão definidos
Fernando Cezar Alves Publicado em 15/04/2023, às 09h26 - Atualizado em 17/04/2023, às 13h59
A realização de um novo concurso IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) deve ser autorizada em breve. A confirmação foi feita na última quinta-feira, 13 de abril, pela ministra do planejamento e orçamento, Simone Tebet, durante aula magna no câmpus de Araraquara da Unifesp. Na ocasião, a ministra também confirmou que diversas outras seleções federais deverão ser autorizados, em breve, pela ministra de gestão, Esther Dweck. Entre os outros certames confirmados estão os do IBGE, Ministério do Trabalho e Receita Federal.
A ministra Esther Dweck já havia anunciado que novos concursos federais serão autorizados por meio de três blocos de seleção. Tebet ressaltou que ainda não sabe informar quais serão liberados inicialmente.
Embora cargos e vagas do concuso IPEA ainda não estejam definidos, em 23 de dezembro foi publicada a portaria normativa 235, que fixa o plano de metas e desempenho institucional para o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023. Entre as metas da diretoria de Desenvolvimento Institucional do IPEA já constava o "Índice de execução das ações planejadas para a realização de concurso público e atração de servidores".
O último pedido de autorização de concurso ocorreu em 2019, para o preenchimento de oportunidades nos seguintes cargos:
O último concurso IPEA ocorreu em 2008, quando foram oferecidas 80 vagas para preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal, para cargos de nível superior. A banca organizadora foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
As oportunidades foram para os seguintes cargos, com respectivas remunerações:
A seleção foi composta de cinco etapas:
A prova objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma: