MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Governo Federal: Urgente! primeiros concursos serão anunciados na próxima segunda-feira, dia 10

Em entrevista para a Agência Brasil, a ministra da Gestão, Esther Dweck, confirmou que primeiros concursos do governo federal já serão iniciados

Governo Federal: Urgente! primeiros concursos serão anunciados na próxima segunda-feira, dia 10
Ministério da Gestão: ministra Esther Dweck; Edu Andrade: Ascom Ministério da Fazenda
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/04/2023, às 08h57 - Atualizado às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ótima notícia para quem pretende ingressar no funcionalismo público, junto ao governo federal. Em entrevista divulgada na noite da última terça-feira, 4 de abril, pela Agência Brasil, a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que os primeiros concursos públicos do novo governo Lula serão autorizados já na próxima semana, mais precisamente no dia 10 de abril. A autorização de novos concursos federais ainda este ano já havia sido anunciada pela ministra em fevereiro

No entanto, a ministra ainda não antecipou quais serão os órgãos contemplados, o que deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 10. Segundo a ministra, até o final de 2023 deverão ser anunciados três blocos de novos concursos federais.

De qualquer forma, a ministra reforçou que há orçamento do governo para a contratação de pessoal, de forma a serem priorizados os órgão com maior necessidade de servidores. "Várias áreas estão com dificuldades.  Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso", disse.  

Além disso, também já está confirmada a realização de um processo seletivo para contratações temporárias emergenciais na Agência Nacional de Mineração (ANM). A expectativa é de que o edital seja divulgado já no decorrer dos próximos dias, contemplando cargos e vagas.

Entre os concursos públicos federais em pauta mais aguardados para 2023 estão a nova seleção do INSS, Ibama, AFT, Bacen, IBGE para efetivos e CVM

Na ocasião, a ministra também tratou do reajuste dos servidores. Reforçou que o aumento de 9% acordado com o funcionalismo agora está em fase de adequação nas rubricas da Lei Orçamentária 2023, por parte do Congresso Nacional.

“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, disse.

Também está previsto um aumento de R$ 200 no auxílio alimentação.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.