Luziânia/GO inscreve para 418 postos na educação

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 24 de março. Provas previstas para o dia 14 de abril

Carolina Pera   Publicado em 08/03/2013, às 15h30

A Prefeitura Municipal de Luziânia, no Estado de Goiás, realiza concurso público que visa reservar 418 postos para cadastro.

Os postos disponíveis são todos na área de educação. Há oportunidades para professor básica I – 20h (38 CR) e 40h (190 CR); e auxiliar de educação – 30h (190 CR).

Para as funções de professor é necessário possuir curso superior de licenciatura plena em pedagogia ou normal superior; já para auxiliar, o requisito é o ensino fundamental incompleto.

Salários variam de R$ 711 a R$ 1.693,63.

A seleção será feita por meio de uma única etapa, de caráter eliminatório e classificatório, que constará de uma prova objetiva composta por 40 questões de múltipla escolha para o cargo de professor e 20 para auxiliar de educação. O perfil mínimo de aprovação é de 50% da prova.

Os testes serão aplicados no dia 14 de abril em dois turnos, manhã (9h) e tarde (15h), de acordo com o cargo pretendido.

As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 24 de março, por meio do site do Instituto Cidades: www.institutocidades.org.br. A participação também pode ser requerida presencialmente, de 11 a 22 de março, no Posto Facilitador, localizado na Biblioteca Pública Municipal Laiza dos Reis Meireles, na Praça Nirson Carneiro Lobo, s/n Centro, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 21h.

As taxas são de R$ 40 (professor) e R$ 20 (auxiliar).

Descrição das funções – Professor: ministrar aulas na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental; preparar aulas; efetuar registros burocráticos e pedagógicos; participar na elaboração do projeto pedagógico; planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais; atuar em reuniões administrativas e pedagógicas; organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas; para o desenvolvimento das atividades, utilizar constantemente capacidades de comunicação; dentre outras do gênero.

Auxiliar de educação: reparo e manuseio de alimentos relacionados com a merenda escolar e apoio às atividades escolares no que diz respeito ao zelo e manutenção; dentre outras do gênero.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.