Concurso Mapa: formada comissão para novo edital em diversas áreas

Novo concurso Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) será para 60 vagas, para contratações em caráter temporário

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 26/11/2021, às 06h02 - Atualizado às 14h06

Concurso Mapa: servidor do Mapa Divulgação

O novo concurso Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária a Abastecimento), autorizado em 21 de outubro pelo Ministério da Economia, já conta com comissão organizadora formada. Os nomes dos membros do grupo foram divulgados nesta sexta-feira, 26 de novembro, por meio de publicação no Diário Oficial da União. Com isto, o próximo passo é definir o nome  da banca organizadora. Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições. De acordo com a autorização do Ministério da Economia, a publicação do edital deve ocorrer dentro de um prazo de seis meses,ou seja, até 21 de abril. Porém, nada impede que a seleção tenha início antes deste prazo. Novas informações devem ser confirmadas em breve.

A seleção contará com uma oferta de 60 vagas, para preenchimento em caráter temporário, todas para as áreas de atividades técnicas de complexidade gerencial, de tecnologia da informação e engenharia sênior. Para concorrer será necessário possuir formação de nível superior e a remuneração inicial ainda deve ser confirmada. 

A distribuição das vagas pelas respectivas áreas de atuação já está definida e será a seguinte:

De acordo com a autorização, a duração dos contratos será por até quatro anos, para atuar em cinco projetos corporativos do Mapa:

Concurso Mapa: veja publicação oficial

PORTARIA SE Nº 2.163, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2021

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das competências previstas no art. 10 do Decreto nº 10.827, de 30 de setembro de 2021, e considerando o disposto no § 1º do art. 4º do Decreto nº 4.748, de 16 de junho de 2003, resolve:

Art. 1º Fica instituída Comissão Especial responsável pelo Processo Seletivo Simplificado, para contratar por tempo determinado o quantitativo máximo de 60 (sessenta) profissionais, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da alínea "i", do inciso VI, do art. 2º, da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, conforme autorização da Portaria do Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia nº 12.226 de 14 de outubro de 2021 no DOU de 21 de outubro de 2021.

Art. 2º Ficam designados como membros da Comissão Especial os seguintes servidores:

I - Representantes da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas:

a) SARA MARTINS - Coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas;

b) ADRIANO CORDEIRO DE SOUSA - Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Funcional; e

c) HELOISA MARCOLINO - Assessora Técnica Especializada.

II - Representantes do Departamento de Tecnologia de Informação:

a) BRUNO HENRIQUE DOS SANTOS REBELLO - Diretor do Departamento de Tecnologia de Informação; e

b) JULIANA DE ALBUQUERQUE GONÇALVES - Coordenadora de Mapeamento de Processos Digitais.

Art. 3º A Comissão Especial será presidida pela Coordenadora-Geral de Gestão de pessoas - COGEP/DA/SE e em seus impedimentos será presidida pelo Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação - DTI/SE.

Art. 4º As deliberações da Comissão serão tomadas por maioria simples.

Art. 5º Compete à Comissão Especial praticar todos os atos necessários à realização do processo seletivo simplificado de que trata o art. 1º.

Art. 6º A Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Funcional - CODES prestará apoio administrativo às atividades da Comissão Especial.

Art. 7º A Comissão Especial realizará suas atividades no prazo de até 90 (noventa) dias, prorrogáveis por igual período.

Art. 8º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MARCOS MONTES

Concurso Mapa: expectativa por vagas efetivas

Além do concurso Mapa autorizado, para contratos temporários, também há expectativa para realização de concurso para efetivos. Neste sentido, o órgão aguarda aval do Ministério da Economia para o preenchimento de 1.660 vagas.

Do total de postos solicitados, 831 fazem parte do plano geral de cargos do Poder Executivo (PGPE), 352 para o plano de carreiras dos cargos de atividades técnicas e auxiliares de fiscalização federal agropecuária (PCTAF), 217 para pesquisa em ciência e tecnologia e 260 para auditor fiscal agropecuário.

As carreiras específicas e respectivas exigências para cada área ainda serão confirmadas. De qualquer forma, no caso de auditor fiscal agropecuário é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 15.042,71

Vale lembrar que o órgão conta com concurso ainda em validade, até março de 2022.

Concurso Mapa: saiba mais sobre o último concurso

O último concurso Mapa ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 300 vagas para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário – médico veterinário. A banca organizadora, na ocasião, foi a Esaf. A carreira conta com exigência de nível superior, com remuneração inicial, então, de R$ 14.584,71

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso Ibama: órgão confirma nome da banca para novo edital
Concurso IBGE: publicada escolha da banca para novo edital
Concurso ICMBio: assinado contrato com banca e edital já pode ser publicado
Concurso CGU: edital previsto para sair até a próxima semana
Concurso TCU abre inscrições para auditor; saiba como participar