O edital do concurso Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) terá ofertas para seis cargos de níveis médio, técnico e superior, inclusas chances no Inmet
Patricia Lavezzo Publicado em 14/08/2023, às 12h58 - Atualizado às 13h05
O novo concurso MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) contará com oferta de até 520 vagas, sendo 80 destinadas ao Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Conforme a portaria autorizativa do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, do dia 16 de junho, a publicação do edital deve ocorrer até 13 de dezembro de 2023.
As chances deverão ser destinadas aos seguintes cargos de níveis médio e técnico: agente de atividades agropecuárias; agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e técnico de laboratório. Já para ensino superior, as opções serão as seguintes: auditor-fiscal federal agropecuário; analista em ciência e tecnologia e tecnologista. Os cargos são para atuação no MAPA e no Inmet.
A comissão especial do certame já está formada – o documento que constituiu a comissão foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 4 de agosto. Os próximos passos são intensificar a elaboração do edital e escolher a banca responsável pela aplicação das provas.
Das 520 vagas, 440 são para atuação no MAPA, sendo 240 para quem possui ensino médio e 200 para nível superior, com remunerações iniciais, atualizadas, de R$ 9.127,89 para os cargos de ensino médio e R$ 16.555,33 para superior.
Para ensino médio, a distribuição de vagas por cargos será a seguinte
No caso de nível superior, a seleção contará com 200 vagas para o cargo de auditor fiscal agropecuário, nas seguintes áreas de atuação:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao MAPA, deverá oferecer 80 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Nos dois casos, para concorrer é necessário possuir formação de nível superior. A remuneração inicial dos cargos ainda deve ser confirmada.
O último concurso Mapa ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 300 vagas para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário – médico veterinário. A banca organizadora, na ocasião, foi a Esaf.
Do total de oportunidades, 225 foram para ampla concorrência, 60 para candidatos negros e 15 para portadores de deficiência física.
A seleção foi composta de três etapas:
A parte objetiva contou com 70 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.
A parte de conhecimentos gerais foi distribuída da seguinte forma:
A prova dissertativa contou com um estudo de caso de 45 a 60 linhas.
concursos publicos concursos federais concursos 2024 provas anteriores