Podem prestar o concurso da Marinha candidatos de ambos os sexos. Estão em disputa vagas em 14 áreas, como elétrica, eletrônica, mecânica, nuclear, química, entre outras
Samuel Peressin Publicado em 14/05/2024, às 08h18 - Atualizado às 08h22
Encerra-se nesta terça-feira (14), às 23h59 (de Brasília), o prazo de inscrições do concurso da Marinha com 24 vagas de nível superior para admissão, em 2025, ao Corpo de Engenheiros. O salário inicial é de R$ 9.070,60.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Podem participar candidatos de ambos os sexos com menos de 35 anos (completados até 30 de junho de 2025). Há opções para profissionais graduados nos seguintes cursos:
+ 🌎 Confira a lista de todos os concursos abertos no Brasil
Ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro, o curso de formação de oficiais tem duração média de 31 semanas. Os recrutas terão direito a:
Após a formatura, os engenheiros serão nomeados ao posto de primeiro-tenente, podendo ser designados para servir em unidades da corporação em todo o território nacional, conforme estabelece o edital.
Para concorrer a um dos postos, os interessados devem se inscrever pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa de participação custa R$ 140 — o prazo para solicitar isenção terminou em 6 de maio.
Nesta terça-feira, a corporação também encerra inscrições para os concursos de admissão aos quadros técnico e de capelães navais. Estão em disputa 33 vagas para atuação em diversas áreas.
Em 30 de junho, os candidatos realizarão prova objetiva e redação; na sequência, em 15 de setembro, farão avaliação escrita discursiva e tradução de texto em inglês. Haverá aplicação em 20 cidades:
As demais etapas do processo seletivo incluem: verificação de dados biográficos e documentos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, análise de títulos e avaliação psicológica.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Marinha
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresMarinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.