Concurso da Marinha Mercante: último dia para 25 vagas de aquaviários

As chances do concurso da Marinha Mercante são destinadas ao posto de pescador profissional especializado, que exige ensino fundamental

Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br   Publicado em 11/02/2020, às 12h15 - Atualizado em 09/03/2020, às 09h34

EBC

Terminam nesta segunda-feira, dia 9 de março de 2020, as inscrições do concurso da Marinha Mercante para admissão ao curso de formação de aquaviários. Ao todo, são oferecidas 25 vagas para o posto de pescador profissional especializado nível 3.

Para concorrer a uma das chances é necessário possuir, no mínimo, o 9° ano do ensino fundamental, além de indicação de empresa de navegação (exceto para o pescador profissional e motorista de pesca, desde que possuam mais de um ano de embarque, comprovado por meio da apresentação da Carteira de Inscrição e Registro - CIR).

A inscrição presencial deve ser realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí/SC, situada na Rua Prefeito Paulo Bauer, n° 1055, Centro. O valor da taxa de participação é de R$ 8 e o seu pagamento deverá ser efetuado por meio de Guia de Recolhimento da União emitida através do site www.dpc.marmil.br.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

Prova do concurso da Marinha Mercante

O concurso da Marinha Mercante será constituído das seguintes etapas: prova de conhecimentos, eliminatória e classificatória; apresentação de atestados médicos e realização do teste de suficiência física, eliminatória; apresentação ao órgão de execução - DelItajai e matrícula.

A prova escrita será composta por 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos de português e matemática. Ela será aplicada na cidade de Iatajaí/SC no dia 21 de março de 2020, em locais e horários a serem comunicados no momento oportuno.

Informações sobre o curso

O curso de Formação de Aquaviários será composto de duas partes, sendo a primeira de período escolar realizado em sala de aula e a segunda constituída de estágio realizado a bordo de embarcações de pesca, cumprindo o Programa de Instrução no Mar, por um período mínimo de dois meses, como aluno estagiário.

Ao término do programa, aluno será declarado Pescador Profissional Especializado, estando dispensados do período de estágio aquaviário das categorias de Pescador Profissional e Motorista de Pesca àqueles que possuam mais de um ano de embarque na categoria. Concomitantemente, o aluno aprovado recebera sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado modelo DPC-1034, de acordo com as normas em vigor.

O curso será gratuito e oferecido material de ensino, por empréstimo, sendo que o material ora emprestado será indenizado por perda ou inutilização pelo aluno.

Os alunos cursando receberão complemento alimentar (almoço), mas não haverá a facilidade de alojamento.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Marinha Mercante.

concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anteriores

Leia também

Secretário do Tesouro confirma necessidade de concursos, mas somente após reforma
Concurso Marinha: saíram editais com 26 vagas
Comissão de Relações Internacionais será criada na Alesp
Concurso Aeronáutica: saiu edital com 220 vagas para sargento
Concurso INSS: MPF retoma a ação para contratação de concursados

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.